O NBU continua a ser um participante chave no mercado através de intervenções.
Na Ucrânia, o défice estrutural da moeda do sector privado no mercado é um característica objetiva do mercado de câmbio durante a lei marcial.
O vice-chefe do NBU, Sergei Nikolaychuk, falou sobre isso em uma entrevista ao Ukrinform.
As condições atuais são, em primeiro lugar, caracterizadas por um défice orçamental significativo, que é principalmente coberto pela assistência internacional. Desde meados de 2022, o regulador conseguiu aumentar significativamente as reservas internacionais – de cerca de 22 mil milhões de dólares para mais de 40 mil milhões de dólares em determinados períodos.
Segundo ele, as receitas de ajuda internacional são geralmente estáveis, e o NBU cuidadosamente gasta as reservas internacionais, fazendo esforços para garantir que os instrumentos hryvnia sejam procurados.
“De acordo com a nossa previsão, até ao final deste ano as reservas ultrapassarão novamente esta marca (40 mil milhões de dólares), dado que volumes declarados de assistência internacional”, esclareceu Nikolaychuk.
Lembre-se que os especialistas deram uma previsão de qual será a taxa de câmbio do dólar até o final de 2024. Observa-se que a situação geral no mercado de câmbio permanecerá bastante estável e previsível.