A AMCU lembrou que esta não é a primeira vez que reagem à situação com o aumento dos preços desta categoria de bens.
Na Ucrânia eles estão verificando as razões para o aumento dospreços dos ovoscomeçou em outubro de 2024.
Isso foi relatado pelo Comitê Antimonopólio da Ucrânia (AMCU).
Os pedidos de fornecimento de informações são enviados a entidades empresariais que:
- eles produzem diretamente ovos de galinha
- eles vendem ovos
- eles produzem ração, cujo preço determina o custo dos ovos
O AMCU lembrou que há um salto. Não é a primeira vez que os preços dos ovos de galinha são afetados. Em outubro de 2022, o custo dos ovos também aumentou, por isso começou a fiscalização. Em seguida, os especialistas analisaram dados dos participantes do mercado em cada nível de circulação de mercadorias – produção de consumo.
Este ano, o comité voltou a prestar atenção à forma como os preços dos ovos aumentaram. Observa-se que o salto no preço é semelhante ao ocorrido em setembro-outubro de 2022.
Lembre-se que na Ucrânia, no outono de 2022, os preços dos ovos bateram recordes, mas depois a situação se estabilizou gradualmente. Atualmente, os preços dos ovos já começaram a subir. Isso se deve ao fator sazonal – de setembro a dezembro quase não há produtos domésticos no mercado.
De acordo com o Serviço Estatal de Estatística da Ucrânia, o preço ao consumidor dos ovos em setembro-outubro foi de 44,18. -48,75 UAH por dúzia , que é 19% superior ao preço de julho-agosto no valor de 38,99-39,02 UAH por dúzia. Ao mesmo tempo, em outubro em relação a setembro deste ano, o preço aumentou 10,3%. Nas lojas, uma dúzia custa a partir de 70 hryvnia.