A economia russa está sofrendo devido à guerra na Ucrânia e às sanções.
O rublo atualizou seu mínimo por 1,5 ano. Em 26 de novembro, a taxa de câmbio russa caiu para 105 rublos por dólar, o que foi observado pela última vez apenas em março de 2022.
A Reuters escreve sobre isso.
O rublo atingiu 14. 5 contra o yuan chinês pela primeira vez desde março de 2022. Enquanto a moeda russa registrou uma queda de 0,8%, para 104,85 por dólar.
Além disso, durante o pregão, o rublo atingiu 105,79 por dólar e 111,07 por euro.
Finanças Russas O ministro Anton Siluanov também comentou a situação do mercado de câmbio. Ele disse que o rublo russo beneficia as empresas exportadoras, compensando o impacto negativo da elevada taxa básica de juros do Banco Central.
De acordo com a mídia russa, as empresas importadoras locais estão se preparando para um maior enfraquecimento da moeda. Alguns deles já estão incluindo o dólar em 120-125 rublos em seus cálculos internos, e o nível de 110-120 rublos/dólar pode ser alcançado nos próximos seis meses.
A desvalorização do rublo irá atingiu os rendimentos dos trabalhadores migrantes, entre os quais há muitos turcomanos, uzbeques, arménios, bielorrussos. varejo, catering, limpeza.
Lembre-se que a moeda russa começou a desvalorizar acentuadamente depois de 21 de novembro, quando os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o setor financeiro russo.
Além disso, a moeda russa o economista Igor Lipsits acredita que até 2026 as reservas da Rússia acabarão e as autoridades serão forçadas a retirar fundos da população.