Os limites para transferências com cartão serão suspensos: o NBU respondeu

Se esses limites serão suspensos em um futuro próximo depende da disposição dos bancos de controlar efetivamente as transações de risco.

Na Ucrânia, o limite de 150.000 UAH em transferências com cartão pode ser eliminado em dois meses. No entanto, isso só será possível se os bancos aprenderem a identificar clientes de risco por conta própria.

Isso foi afirmado pelo chefe do Banco Nacional da Ucrânia, Andriy Pyshny, em uma entrevista à Forbes.

De acordo com o chefe do NBU, as restrições estabelecidas são temporárias e seu objetivo é combater as mulas (testas de ferro que usam cartões para lavar dinheiro).

“O NBU explicou imediatamente que essas restrições eram temporárias. Eles não conseguirão superar sozinhos um fenômeno como as quedas. Para fazer isso, precisamos de um conjunto de medidas, incluindo uma lei sobre o registro de drops, que esperamos que seja adotada”, disse Pyshny.

Ao mesmo tempo, em 3 de fevereiro, o presidente do comitê parlamentar de finanças, impostos e política alfandegária, Danylo Getmantsev, disse que o monitoramento financeiro de transferências de cartão pode se tornar um fenômeno permanente.

Quais restrições estão em vigor agora

Novos limites para transferências de cartão entraram em vigor na Ucrânia em 1º de fevereiro:

  • para clientes de alto risco – um limite de até UAH 50.000 por mês;
  • para clientes de risco “médio” e “baixo” – um limite de até UAH 150.000 por mês.

“Passaremos um ou dois meses observando como os processos atualizados funcionam”, disse Pyshny. “Se forem eficazes, o NBU, conforme prometido, cancelará o limite de UAH 150.000. para transferências de cartão”. – resumiu Pyshny.

Lembre-se de que a taxa de inflação na Ucrânia, que em janeiro atingiu 12,9% em termos anuais, acabou sendo maior do que o previsto pelo Banco Nacional da Ucrânia.

tsn.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *