A situação foi complicada por uma seca prolongada no Brasil, que é o maior produtor de café Arábica do mundo.
Futuros do café < /forte>Os grãos arábica subiram 4,9%, para US$ 3.446 por libra-peso na bolsa de valores de Nova York, o maior valor desde 1972. Em geral, desde o início do ano, os preços do Arábica no mundo aumentaram 80%.
A Bloomberg escreve sobre isso.
Nota-se que a situação se complicou devido a uma longa seca no Brasil, que é o maior produtor de Arábica do mundo. As condições climáticas no Vietnã, país que é o maior produtor da variedade Robusta barata, também tiveram impacto. O principal cinturão cafeeiro do país foi atingido pela seca enquanto os cafeeiros cresciam e fortes chuvas começaram no início da colheita.
As previsões de produção de Arábica no Brasil estão piorando. O Brasil produzirá apenas 34,4 milhões de sacas de Arábica na próxima temporada, cerca de 11 milhões de sacas a menos que o esperado em setembro. Isso significa que a produção global de café ficará aquém da demanda em 8,5 milhões de sacas na temporada 2025-2026, marcando um quinto ano consecutivo de escassez sem precedentes. esta semana. Levantamentos recentes de safras indicam produção na faixa de 30 milhões de sacas, o que levará a outra escassez de oferta”, observou o analista. Grupo Marex Steve Pollard.
O aumento dos preços pode levar a novos aumentos nos custos para torrefações e cafés, que serão forçados a aumentar os preços e recusar descontos.
Lembre-se que em novembro para o pela primeira vez desde 1997, os futuros da variedade mais popular de café Arábica subiram ao máximo. Os contratos atingiram o pico de US$ 3,11 por libra de Arábica.