É provável que a inflação continue a subir nos próximos meses devido à influência de factores alimentares, grandes despesas orçamentais, elevado crescimento salarial e escassez de energia durante a estação de aquecimento.
O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) prevê uma aceleração da inflação nos próximos meses, mas espera que desacelere em meados de 2025.
Isto foi afirmado pelo chefe do o NBU Andriy Pyshny durante um briefing.
De acordo com Pyshny, em Novembro a inflação anual subiu para 11,2%. A principal razão para isso foram as restrições no fornecimento de alimentos devido às baixas colheitas.
“Espera-se que o impacto deste factor na inflação seja nivelado no próximo ano com a chegada da nova colheita”, observou o responsável do NBU.
Ao mesmo tempo, a pressão inflacionista tem um impacto fundamental sinaliza, em especial, a aceleração do núcleo da inflação para 9,3% em novembro. Isto é explicado por um aumento nos custos de produção, incluindo custos de eletricidade, custos trabalhistas, bem como pelo efeito do enfraquecimento da hryvnia em períodos anteriores.
Embora as expectativas de inflação permaneçam relativamente estáveis, há riscos de que se tornem desequilibradas devido à crescente atenção da população aos processos inflacionários, acrescentou Pyshny.
“A inflação numa base anualizada provavelmente continuará a subir nos próximos meses devido à influência adicional de factores do lado da oferta de produtos alimentares, despesas orçamentais significativas, taxas significativas de aumento dos salários e maiores escassezes de energia durante a estação de aquecimento. No entanto, no futuro, a inflação deverá abrandar num contexto de melhoria gradual da situação no sector energético e de aumento das colheitas”, resumiu o responsável do NBU.
Gostaríamos de lembrá-lo. que, de acordo com o Serviço Estatal de Estatística,em Novembro os preços aumentaram quase 2% e o crescimento global desde o início do ano ultrapassou os 10%. Isto é o dobro da meta do Banco Nacional e meio por cento superior aos valores orçamentários planejados.
Leia também:
- Preços de Ano Novo: quais produtos ainda podem subir de preço nas vésperas dos feriados
- Duas regiões da Ucrânia mantiveram o nível de pobreza nos níveis anteriores à guerra
- Quando será Aumento dos salários dos ucranianos: previsão do Banco Nacional