Os salários diminuirão devido ao aumento do serviço militar.
Os salários dos ucranianos diminuirão. O Deputado do Povo contou o que acontecerá com os pagamentos em 2025. No entanto, o estado tem dinheiro para as pensões no próximo ano. O próprio Zelensky afirmou isso. O que acontecerá ao “salário mínimo” e ao mínimo de subsistência, devemos esperar pela indexação das pensões e porque é que os salários dos ucranianos diminuirão?
Victoria Panchenko falou sobre isto num exclusivo para TSN.UA.
Os salários diminuirão
Todos os rendimentos legais dos ucranianos diminuirão devido ao aumento dos impostos militares. E isso já acontece desde 1º de dezembro, após a entrada em vigor da lei de aumento de impostos. Isto foi relatado pela Deputada do Povo, membro do Comitê Verkhovna Rada da Ucrânia sobre Política Financeira, Fiscal e Aduaneira, Nina Yuzhanina, no ar de “Kiev24”. Ela explicou que o lucro líquido “na mão” será menor. “Absolutamente todos os rendimentos que você recebe legalmente em qualquer lugar – isto é, no trabalho como empregado, juros acumulados sobre depósitos em bancos – tudo isso será tributado à taxa do dever militar não de 1,5%, mas de 5%.”
< h2>Aumentos históricos de impostos
Recordemos que no dia 28 de novembro o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, assinou uma lei sobre o aumento de impostos. O aumento histórico de impostos está programado para entrar em vigor em 29 de novembro. O texto da lei foi inclusive publicado na versão online do jornal parlamentar Voz da Ucrânia.
No entanto, o documento foi excluído. Mais tarde, Danilo Getmantsev, chefe do Comitê Verkhovna Rada de Política Financeira, Fiscal e Aduaneira, anunciou que a lei entraria em vigor em 1º de dezembro. Principais alterações: a taxa de imposto militar aumentará de 1,5 para 5% para todos os rendimentos dos cidadãos. A decisão faz parte dos esforços do governo para financiar os gastos com defesa. A alíquota do imposto de renda para bancos aumenta para 50% em 2024. Para os empresários individuais (empresários individuais) no regime de tributação simplificado, é introduzido um imposto militar no valor de 1% do rendimento para os contribuintes únicos do grupo III, e para os grupos I, II e IV – 10% do salário mínimo. Mais cedo, a apresentadora da TSN Week, Alla Mazur, também explicou o que vai mudar no pagamento de impostos após a entrada em vigor da lei.
No entanto, na Ucrânia há vários cidadãos que estão isentos do pagamento de impostos militares. Em particular, em Julho de 2022, o Presidente Vladimir Zelensky assinou uma lei segundo a qual os militares recebem isenção desta taxa, nomeadamente: as Forças Armadas da Ucrânia, a Guarda Nacional e o Serviço de Segurança da Ucrânia. Todas as outras categorias de cidadãos não estarão isentas do pagamento de impostos militares.
“Salário mínimo” sem alterações
Lembramos que em 2025 o salário mínimo permanecerá em 8.000 hryvnia e o custo de vida permanecerá em 2.920 hryvnia. Os salários dos funcionários do sector público e outros benefícios sociais estão vinculados a estes indicadores. Além disso, o projeto de orçamento para 2025 não prevê aumento de salários para professores e médicos. No próximo ano, os salários dos procuradores e juízes aumentarão. O salário mínimo para o próximo ano foi aprovado pelo Conselho de Ministros da Ucrânia aquando da adoção do projeto de orçamento do Estado para 2025. O Ministro das Finanças, Sergei Marchenko, observou que a esfera social é uma prioridade. É por isso que o seu financiamento continuará estável. No entanto, ainda não se fala em aumentar o salário mínimo.
“Nesta fase, e isto também foi acordado com os parceiros, não temos oportunidade de elevar os padrões sociais. Este ano aumentámos o salário mínimo salário em 19% – até 8.000 hryvnia.”
O Conselho de Ministros aprovou pela Resolução nº 751 de 28 de junho de 2024 “Sobre a aprovação da Declaração Orçamentária para 2025-2027” que alguns mínimos no setor social permanecerão inalterados. Em particular, isto diz respeito a: salário mínimo, mínimo de subsistência, pensão mínima. Ou seja, o aumento subsequente desses indicadores pode ocorrer em 2028.
Há dinheiro para pensões
No entanto, todas as pensões serão pagas. Isto foi afirmado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ele garantiu que há fundos para seus pagamentos na Ucrânia. Ele disse isso em 19 de novembro, falando na Verkhovna Rada.
Indexação de pensões
Vale ressaltar que as pensões serão indexadas em 2025. No entanto, mesmo que as pensões aumentem em 2025, as alterações serão mínimas para a maioria dos reformados. Afinal, com um valor de pagamento de 3.000 hryvnia, a indexação de 12% é sentida fracamente.
A pensão pode ser retirada
Ao mesmo tempo, na proposta de lei do Orçamento do Estado para 2025, o governo propõe retirar dinheiro das contas bancárias dos reformados deslocados registados antes de 24 de fevereiro de 2022, caso não tenham sido identificados. Ou seja, o Oschadbank será obrigado a transferir os saldos dos fundos das contas de pensões dos deslocados internos abertas neste banco de volta para o Fundo de Pensões.
Além disso, os pensionistas no estrangeiro podem submeter-se a um procedimento de identificação física em novembro e confirmar o seu direito à pensão. O pagamento das pensões a esses pensionistas será efectuado nas contas à ordem dos bancos localizados no território da Ucrânia, sujeito à sua identificação física até 31 de dezembro de cada ano. A próxima indexação das pensões na Ucrânia terá lugar em março de 2025. Anteriormente, as pensões podiam ser aumentadas de 10 para 17%.
Experiência profissional
Os requisitos mínimos de serviço para a reforma em 2025 também aumentarão. Se quiser se aposentar aos 60 anos, você deve ter pelo menos 32 anos de experiência profissional; aos 63 anos – de 22 a 32 anos de experiência; aos 65 anos – pelo menos 22 anos de experiência. Quanto mais tarde o pensionista se aposentar, maior será o montante da assistência financeira. Portanto, o valor dos pagamentos pode ser aumentado se você atrasar a aposentadoria.
Reforma das pensões
Em 2025, os ucranianos enfrentarão duas fases de aumento das pensões: a indexação, que ocorrerá em março , e aumentando o valor dos pagamentos para alguns pensionistas no verão. No entanto, um aumento nos pagamentos sociais é possível após alterações na legislação. Isto foi afirmado pela Ministra da Política Social, Oksana Zholnovych, no ar da maratona United News.
Segundo ela, o aumento das pensões afectará mais os ucranianos que já se reformaram há muito tempo. “Todos eles receberão um aumento. Isso dependerá do tamanho da contribuição social unificada paga e do tempo de serviço. O ministro também observou que grandes pensões não serão cortadas.
Zholnovich também anunciou uma reforma previdenciária. que deve ser adotado pela Verkhovna Rada.
< p>Gostaríamos de lembrar que em 2025, os pensionistas, incluindo as vítimas de Chernobyl, receberão suplementos de pensão adicionais de mais de 2 mil hryvnia.