Ícone do site infromoz.com

Pensão em 2025: o que os ucranianos podem esperar

 Pensão em 2025: o que os ucranianos podem esperar

Uma reforma previdenciária em larga escala está sendo preparada na Ucrânia.

Em 2025, as condições para a aposentadoria na Ucrânia serão mudança e as maiores pensões especiais serão pensões limitadas.

Leia mais no material TSN.ua

Pensão acumulativa

De acordo com os requisitos dos parceiros internacionais, em particular, o FMI, uma nova reforma das pensões está a ser desenvolvida na Ucrânia.

Preverá uma dedução obrigatória de 9% do salário para pensão financiada. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em 27 de janeiro pela Ministra da Política Social, Oksana Zholnovich.

A questão é que tais deduções do salário no futuro permitirão que uma pessoa receba 20% de seu salário médio durante sua vida na aposentadoria. Os 20% restantes sairão do sistema solidário. No total, isso dará uma taxa de substituição de 40%.

De acordo com Zholnovich, uma pessoa também pode contribuir voluntariamente com uma porcentagem maior de seu salário para a pensão financiada.

O funcionário também disse que a decisão sobre a reforma da previdência e a introdução de pensões financiadas poderia ser tomada em 2025, e o próprio sistema poderia começar a funcionar a partir de 2026.

Novas condições para a aposentadoria

Em janeiro de 2025, novas condições para aposentadoria por idade entraram em vigor na Ucrânia.

Assim, de acordo com a lei “Sobre o seguro obrigatório de pensão estatal”, são necessários 32 anos de experiência de trabalho para se aposentar aos 60 anos.

Este ano, quem fizer 18 anos em 2025 tem direito a receber uma pensão de velhice:

Aqueles com menos de 15 anos de experiência de trabalho não receberão pensão aos 65 anos, mas sim assistência social estatal.

A legislação ucraniana oferece a oportunidade de comprar experiência de trabalho perdida. O custo de um mês é de 44% do salário mínimo, que é de 3,5 mil hryvnias. Por exemplo, se você tem 30 anos de serviço, então, para o ano que falta, você precisa pagar 42,2 mil hryvnia adicionais.

Serviço militar e pensão preferencial

Na Ucrânia, os cidadãos que trabalham em indústrias perigosas, têm direito à aposentadoria antecipada sob certas condições. Isto aplica-se, em particular, a metalúrgicos e mineiros, se tiverem acumulado experiência de trabalho suficiente, escreve a NV.

De acordo com a Lei da Ucrânia sobre a proteção social e jurídica do pessoal militar, o período de serviço militar durante o período especial declarado de acordo com a Lei da Ucrânia “Sobre a Defesa da Ucrânia” pode ser contado para o tempo de serviço que dá o direito para uma pensão preferencial.

Isto diz respeito a pessoas que, no momento do recrutamento, estavam a trabalhar em condições que davam direito a uma pensão em condições preferenciais. Contudo, o período de serviço militar não pode exceder o tempo de serviço que dá direito a tal pensão.

Para confirmar a experiência de trabalho preferencial, é necessário fornecer um certificado da natureza preferencial do trabalho, emitido pela empresa. Se a empresa estiver localizada em zona de combate ou território temporariamente ocupado, os dados podem ser confirmados por meio do registro de segurados do Registro Estadual de Seguro Social Obrigatório do Estado.

Além disso, de acordo com as disposições do Lei da Ucrânia nº 1058-IV, o direito a uma pensão em condições preferenciais tem trabalhadores que trabalham no subsolo ou em condições particularmente prejudiciais e difíceis, de acordo com as listas aprovadas pelo Gabinete de Ministros da Ucrânia.

Para os homens, o tempo mínimo de serviço para uma pensão preferencial é de 25 anos, dos quais 10 anos devem ser nos empregos especificados. Para as mulheres, este tempo de serviço é de 20 anos, dos quais pelo menos 7,5 anos devem ser em trabalho preferencial.

No caso de trabalho em condições menos prejudiciais, mas ainda difíceis, o tempo de serviço preferencial para Os homens devem ter pelo menos 30 anos, para as mulheres – 25 anos.

Acréscimos e pagamentos adicionais

Os aposentados desempregados de Chernobyl que viveram nas zonas de reassentamento obrigatório e voluntário durante 1986-1993 poderão receber um pagamento adicional de 2,3 mil hryvnias, disse a chefe do Departamento de Provisão de Pensões na Região de Cherkasy, Tatyana Koval.

Segundo o funcionário, o pagamento é destinado à duração da lei marcial

O dinheiro adicional não se destina aos cidadãos que deixaram as zonas de evacuação ou mudaram de residência a partir de 26 de abril de 1986 até 1º de janeiro de 1993.

Por sua vez, os pensionistas ucranianos com experiência em seguros superior ao mínimo exigido podem contar com pagamentos adicionais. Em 2025, estas regras permanecem em vigor e são reguladas pelos regulamentos pertinentes.

O pagamento adicional é de 1% da pensão básica por cada ano de trabalho extraordinário. Para tanto, é levado em consideração o custo de vida estabelecido por lei. Em 2025, o custo de vida permanecerá no nível de 2.361 hryvnia.

Consequentemente, cada ano de serviço extraordinário adicionará 23,61 hryvnia (2.361×1%) à pensão. O pagamento adicional máximo por 30 anos de horas extras será de 708 hryvnia.

Além disso, os ucranianos que atingiram a idade de 70 anos têm direito a receber um complemento de pensão por velhice.

O complemento de pensão por idade é:

Sair da versão mobile