O aumento dos preços se deve a fatores econômicos e factores sazonais, bem como o aumento dos custos de produção.
Os preços dos produtos continuam a subir na Ucrânia. Em novembro, os preços dos ovos e vegetais foram os que mais aumentaram, mas em comparação com o mês anterior, as frutas e o açúcar diminuíram de preço.
Isso foi relatado pelo Serviço de Estatística do Estado.
Comparado até outubro, o custo dos alimentos aumentou em média 4%, e ao longo do ano – 14,4%. Os líderes nos aumentos de preços foram os ovos, cujo preço aumentou 54,6% ao mês e 30,6% ao ano. Este aumento de preços é explicado por características sazonais, diminuição dos volumes de produção e aumento dos preços das rações.
Os produtos lácteos aumentaram de preço 5,6% ao mês. Neste caso, o aumento do custo está associado a elevados custos de produção e transporte.
O aumento dos preços não poupou os vegetais. Devido à quantidade limitada no mercado e às dificuldades de logística, aumentaram de preço 13,7% no mês e 62,9% no ano.
Devido ao aumento dos preços de grãos e energia, pão aumentou de preço 2,2% ao mês, e as massas – 1,7%.
No entanto, o preço das frutas diminuiu 1,5% ao mês, embora ao longo do ano tenham aumentado de preço em 24,7%. O açúcar também pode ser adquirido 3,6% mais barato que no passado. Isto pode ser devido a um aumento na colheita de beterraba sacarina.
Segundo as estatísticas, a inflação em novembro de 2024 para o mês foi de 1,9%, para o ano – 11,2%. A alimentação continua a ser a categoria que mais influencia o crescimento dos preços ao consumidor. O aumento dos preços deve-se a factores económicos e sazonais, bem como ao aumento dos custos de produção.
Lembre-se que em Dezembro de 2024, os preços dos vegetais poderão subir até 15% e as frutas até 10%. Em particular, o preço do repolho branco pode subir para 33 hryvnia, cebola – até 20 hryvnia e batatas – até 37 hryvnia.