Preços de Ano Novo: quais produtos ainda podem ficar mais caros nas vésperas do feriado

A mesa festiva deste ano custará ainda mais aos ucranianos.

A procura de alimentos para a mesa festiva está a começar a crescer, o que levará a um aumento no seu custo.

Especialistas disseram à publicação RBC-Ucrânia quais produtos podem ficar mais caros para as férias.

Quais produtos podem ficar mais caros< /forte>

Tatiana Popovich, chefe do departamento de marketing do mercado atacadista agrícola “Shuvar”, observou que anualmente há tendências paraaumento dos preços antes dos feriados de produtos como carne, ovos, vegetais e frutas.

“Dadas as tendências atuais, espera-se que os preços de vegetais, frutas, carne e ovos aumentem até o Novo Feriados de ano devido ao aumento da demanda e fatores sazonais”, disse ela.

Segundo o especialista, os ucranianos sentiram um aumento nos preços ao consumidor antes mesmo do período de férias.

Assim, nos últimos meses, o custo dos produtos tem aumentado devido à inflação, ao aumento dos custos de produção devido ao aumento dos preços dos combustíveis e dos recursos energéticos, e aos fracos rendimentos das colheitas devido ao clima desfavorável. Portanto, em geral, neste inverno o custo dos produtos é significativamente mais elevado do que no passado.

O que acontecerá com os preços dos ovos e da carne antes das férias

O analista do Clube de Negócios Agrícolas Ucranianos (UCAB) Maxim Gopka observou que, ao longo do ano, os preços da carne bovina e suína aumentaram, o filé de frango também ficou mais caro, mas o preço da coxa de frango caiu um pouco.

Ele forneceu os seguintes dados sobre a mudança custo de produtos cárneos:

  • Pescoço de porco – aumento de preço em 15% (de 242 UAH/kg em 2023 para 280 UAH/kg)
  • Goulash de carne bovina – aumento de preço em 19% (de 252 UAH/kg para 301 UAH/kg )
  • Goulash de carne bovina – aumento de preço em 19% (de 252 UAH/kg para 301 UAH/kg)
  • Filé de frango – aumento de preço em 8% (de 160 UAH/kg para 174 UAH/kg)
  • Coxa de frango – preço diminuiu 4% (de 116 UAH/kg para 112 UAH/kg)

Popovich acrescentou que o aumento da procura nas vésperas dos feriados de Natal e Ano Novo provoca um aumento nos preços de retalho dos principais tipos de carne em média 3% em dezembro em comparação com novembro de 2024. Segundo a previsão do especialista, em Janeiro de 2025 os preços permanecerão ao nível de Dezembro com pequenas oscilações regionais.

“Quanto aos ovos, só depois das férias é possível uma ligeira redução dos preços, mas factores sazonais podem afetam seu custo. Agora, os ovos de galinha estão nos supermercados e custam em média 78,4 UAH/dúzia”, disse ela.

O preço do queijo pode aumentar

Gopka explicou que comprar queijo para a mesa do Ano Novo custará de 15 a 20% mais caro.

“Nos últimos 5 meses, devido à falta de oferta, o custo do leite cru aumentou, o que levou a um aumento nos preços dos produtos lácteos, incluindo queijos”, disse ele.

Quais serão os preços dos vegetais e frutas antes das férias

Popovich observou que no inverno, os preços dos vegetais e frutas geralmente aumentam devido a uma diminuição sazonal na oferta e ao aumento dos custos de armazenamento.

“Segundo as previsões, até ao final do primeiro semestre de 2025, é possível um aumento mensal dos preços das frutas e legumes de 5 a 7%, o que dependerá das condições meteorológicas, dos volumes de abastecimento e da logística. os preços em comparação com dezembro de 2023 podem chegar a 30-42%”, disse ela.

O analista da UCAB, Maxim Boyko, acrescentou que os preços das frutas sazonais (frutas cítricas) ainda não se estabilizaram, portanto há uma grande discrepância de preço.

Oferta das frutas mais populares para a mesa de festas na seguinte faixa de preço:

  • tangerinas: 80-140 UAH/kg
  • laranjas: 90-100 UAH/kg
  • caquis: 80-100 UAH/kg
  • maçãs: 30-40 UAH/kg

Anteriormente, foi relatado que em dezembro de 2024 os vegetais poderiam aumentar de preço em até 15% e frutas – até 10%. Em particular, o preço do repolho branco pode subir para 33 hryvnia, cebola – até 20 hryvnia, batatas – até 37 hryvnia.

Os preços da carne continuarão tradicionalmente a subir antes do Ano Novo. Antes do feriado, os preços de varejo desses tipos de carne podem aumentar até 9%.

tsn.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *