Uma das razões para o aumento dos preços dos vegetais é a falta de suprimentos no inverno.
Na Ucrânia, em fevereiro e março de 2025, espera-se que os preços dos alimentos aumentem, especialmente os vegetais.
O vice-presidente do Conselho Agrário Ucraniano, Denis Marchuk, falou sobre isso, escreve Glavred.
p>
Espera-se que os preços do pão e dos produtos lácteos aumentem gradualmente. Isto deve-se a vários factores:
- inflação;
- flutuações sazonais;
- impostos especiais de consumo sobre os combustíveis, que começaram a afectar os preços desde o início de 2025.
A guerra está fazendo com que os preços dos alimentos subam, pois a mobilização limita a disponibilidade de mão de obra. Como consequência, os produtores são obrigados a investir em equipamentos, o que aumenta o custo de produção.
“Esses fatores determinam a formação dos preços para os próximos meses, até o momento em que começarmos a receber os vegetais frescos , frutas e laticínios, cujos volumes aumentarão graças à temporada do “leite grande”. Infelizmente, não há sentido em falar sobre reduções de preços ainda, ele disse.
Marchuk observou que reduções temporárias de preços são possíveis para alguns vegetais, como cebolas e cenouras, mas isso será um fenômeno de curto prazo. Em algumas semanas, haverá novamente escassez de oferta, o que levará a preços mais altos.
Segundo ele, espera-se que os preços dos alimentos na Ucrânia aumentem de 10 a 15%, mas isso acontecerá gradualmente – de 1,5 a 2% ou 3% ao mês.
Lembre-se de que os ucranianos foram avisados sobre o aumento os preços dos alimentos já estão na primavera. Leia mais sobre isso nas notícias.