Ícone do site infromoz.com

Quem será afetado pela redução dos limites às transferências bancárias – disse o NBU

Quem afetará a redução dos limites nas transferências bancárias – disse ao NBU

As mudanças serão sentidas apenas por aqueles que evitam as regras legais, e para a maioria dos clientes tudo permanecerá inalterado.

Sete grandes bancos ucranianos planejam num futuro próximo assinar um memorando prevendo maiores restrições às transferências de cartão para cartão.

Como observou o chefe do NBU, Andrey Pyshny, o documento levantou muitas questões entre os clientes, mas mudanças significativas afetarão apenas uma determinada categoria de usuários.

Quem as mudanças afetarão?

Os limites especificados no Memorando referem-se a clientes que não forneceram quaisquer documentos sobre seus rendimentos. Isso representa cerca de 1% de toda a base de clientes dos bancos. Esta categoria está frequentemente envolvida em esquemas de “drop” – fraudes financeiras que são usadas para atividades ilegais.

“Se você trabalha como “branco”, recebe um salário “branco” ou pode documentar sua renda ou condição de outra forma, nada mudará para você”, explicou Pyshny.

Os voluntários mudarão continue a poder efetuar seus pagamentos sem restrições, fornecendo uma lista padrão de documentos para confirmar suas atividades. Não há reclamações sobre restrições por parte de organizações voluntárias desde outubro.

Além disso, segundo Andrey Pyshny, os clientes não precisam atualizar seus dados ou trazer certificados adicionais.

“A interação com os bancos continua normal. O memorando não prevê o fornecimento de quaisquer certificados adicionais ou atualização de dados pelos clientes”, enfatiza o responsável do NBU.

Porque é que isto é necessário?

Como explicou Andrey Pyshny, o memorando visa combater a economia paralela, a evasão fiscal e o financiamento de atividades ilegais. Este é um passo para garantir que a infraestrutura de pagamento seja usada apenas para fins legais e para remover os limites temporários às transferências P2P introduzidos em outubro.

Gostaríamos de lembrar que, além de limitar as transferências de cartão a cartão, os bancos estão preparando cheques para empreendedores individuais. Além disso, na fase de abertura de conta para pessoa física ou empresário individual, será atribuída ao cliente uma das três categorias de risco.

Leia também:

tsn.ua

Sair da versão mobile