A Ucrânia exportará eletricidade para a Moldávia na noite de 2 de janeiro para cobrir o déficit
A empresa estatal moldava Energocom informou que havia adquirido o eletricidade necessária para cobrir o déficit em 2 de janeiro A empresa observou que à noite a eletricidade será fornecida pela Ucrânia.
A publicação moldava NewsMaker escreve sobre isso.
“Além disso, compraremos eletricidade do ucraniano “Energoatom – à noite, quando nossos colegas têm energia excedente e podem exportá-la”, disse a empresa.
A Energoatom ucraniana ainda não comentou esta informação.
Gostaríamos de comentar esta informação. lembrar que às 7h do dia 1º de janeiro de 2025, a Ucrânia interrompeu oficialmente o transporte de gás russo através de seu próprio sistema de transporte de gás.
Na Moldávia, em 16 de dezembro, o regime de emergência no sector da energia. Em 31 de dezembro, o Ministério da Energia informou que em janeiro de 2025, a Moldávia importará a maior parte da sua eletricidade da vizinha Roménia e 30% será fornecida por centrais térmicas locais.
As autoridades da Transnístria não reconhecida também introduziu o estado de emergência. Depois que o fornecimento de gás foi interrompido no dia 1º de janeiro, o aquecimento central nas cidades foi desligado e o gás foi deixado apenas para cozinhar por 20 dias.
Central Elétrica do Distrito Estadual da Moldávia, que anteriormente funcionava com gás natural a partir de 1º de janeiro de 2025, passa para geração de eletricidade a carvão. Em 31 de dezembro, foi relatado que a Central Elétrica do Distrito Estadual da Moldávia, localizada na Transnístria, suspenderia o fornecimento de eletricidade à Moldávia a partir de 1 de janeiro. Esta estação fornece 80% das necessidades de eletricidade do país.
Assine nossos canais no Telegram e no Viber.