E esse aumento nos impostos especiais de consumo sobre combustíveis ainda não afetou totalmente o mercado.
Na nova temporada de colheita, os vegetais na Ucrânia ficarão pelo menos 15% mais caros. Os produtos lácteos também estão ameaçados.
O vice-presidente do Conselho Agrário Ucraniano, Denys Marchuk, disse isso em um comentário à UNIAN.
Se em 2024 os motivos para os aumentos de preços dos produtos alimentícios foram uma combinação de sazonalidade, fatores econômicos e as consequências da guerra, então na nova temporada também houve um aumento nos impostos especiais de consumo.
“Na verdade, na nova temporada, nosso grupo de vegetais definitivamente continuará a crescer em mais 15%”, disse Marchuk.
Ele observou que a situação no mercado de laticínios também é difícil devido às inovações fiscais, em particular o aumento dos impostos especiais de consumo sobre combustíveis. E embora as restrições de exportação para a Europa tenham reduzido temporariamente os preços de compra do leite, o custo final para os consumidores provavelmente não mudará.
“O aumento dos impostos especiais de consumo sobre combustíveis e lubrificantes que começou em setembro ainda não afetou totalmente o mercado. Os comerciantes ainda tinham estoques no preço antigo, mas a partir de janeiro, os preços dos combustíveis afetarão o custo de produção e os custos de transporte”, explicou Marchuk.
Lembre-se de que, além da comida, os preços dos ingressos também aumentarão. Em particular, a partir de 1º de fevereiro, a Ukrzaliznytsia reduziu os descontos em trens internacionais para a Polônia e Hungria, então os passageiros verão um aumento significativo nos preços das passagens. O custo das passagens para a Polônia e Hungria aumentará, mas os preços dos voos para a Áustria e Moldávia permanecerão inalterados.