Qualquer especialista em nutrição lhe dirá que não existe uma maneira mágica de perder peso. Dieta e exercícios continuam sendo a base para uma perda de peso saudável e duradoura. figuras. Por exemplo, a cúrcuma ganhou reputação nos últimos anos como um auxiliar na perda de peso. a cúrcuma realmente ajuda a perder peso? /i>O que é cúrcuma? A cúrcuma ajuda a perder peso: mito ou verdadeEfeitos colaterais da cúrcuma? A cúrcuma ajuda a perder peso: conclusão
WomanEL decidiu investigar essa questão e dissipar o mito popular sobre essa especiaria nas redes sociais.
O que é açafrão
De cor viva e cheiroso, o açafrão é uma especiaria derivada da raiz da planta Curcuma longa, parente do gengibre, e frequentemente encontrada na culinária indiana. “É conhecido por adicionar cor, sabor e nutrição aos pratos”, diz a nutricionista Kristen Lorenz.
Por milhares de anos, o açafrão tem sido um componente de práticas médicas religiosas e orientais, como o Ayurveda. Mas só recentemente é que a especiaria se espalhou por outras culturas como suplemento de saúde.
Para ser claro, quando falamos dos potenciais efeitos positivos do açafrão, estamos falando do seu ingrediente ativo curcumina. “A curcumina é um polifenol que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, diz Lorenz.
A cúrcuma ajuda a perder peso: mito ou verdade
No início dos anos 2000, os cientistas começaram a estudar os efeitos da curcumina na saúde, começando com estudos em animais, diz a Dra. Naomi Parrella. as células ganharão menos peso. E a produção de gordura diminuirá”, diz o Dr. Parrella.
Com resultados tão promissores, os investigadores voltaram a sua atenção para o efeito que a curcumina pode ter nas pessoas. Uma recente meta-análise de ensaios clínicos randomizados em humanos, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou uma associação entre perda de peso e ingestão de curcumina. Por exemplo, ao observar o índice de massa corporal (IMC) nos subgrupos de estudo, os pesquisadores observaram diminuição do IMC em participantes com síndrome dos ovários policísticos (SOP), obesidade, doença hepática gordurosa não alcoólica e síndrome metabólica. No entanto, eles não observaram um efeito significativo na perda de peso em pessoas com IMC considerado “normal”.
Deve-se notar que a maioria dos estudos em humanos utiliza uma dose de curcumina que é muito maior do que a que você receberá. A dose mínima na maioria dos estudos é de 500 miligramas (até 1.000 miligramas em alguns casos), exigindo suplementação, disse Lorenz. Outro problema? A curcumina tem baixa biodisponibilidade. Ou seja, não é totalmente absorvido pelo organismo.
O mecanismo pelo qual a curcumina pode ajudar na perda de peso não é claro, mas existem teorias. “Sabemos que pode aumentar os níveis de adiponectina, um hormônio produzido principalmente pelas células de gordura”, diz o Dr. Parrella. “A adiponectina melhora a sensibilidade à insulina e também reduz a inflamação”. Acredita-se que aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação promova a perda de peso.
Se você deseja algo mais sustentável e seguro, comece com estas etapas. Eles ajudarão você a ganhar peso.
Efeitos colaterais da cúrcuma
Você quer tentar aumentar sua perda de peso com cúrcuma ou curcumina? É melhor consultar primeiro o seu médico.
“Eu sempre recomendaria conversar com um médico que possa revisar seus medicamentos e possíveis interações medicamentosas”, diz Lorenz. Possíveis interações medicamentosas com a curcumina incluem anticoagulantes (como aspirina), antiácidos e medicamentos para diabetes. Tomar grandes quantidades de curcumina durante um longo período de tempo pode causar dores de estômago. E em casos mais graves, uma úlcera, diz Mount Sinai.
Tenha cuidado também com a marca que você compra, tanto em termos de segurança quanto de eficácia.
A cúrcuma ajuda a perder peso: Conclusão
Lorenz e Dr. Parrella concordam que se você já segue uma dieta saudável e rotina de exercícios, carga, então o custo e o esforço adicionais associados ao consumo de curcumina podem simplesmente não valer a pena.
Se alguém disser: “Eu realmente quero fazer isso”, não vou parar, ” diz Dr. “Mas não acho que seja necessário.”
Também existem teorias na Internet de que a erva-cidreira ajuda a perder peso. Mas isso é verdade? Leia este material.