Não faz muito tempo, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, fez uma ameaça – seu país deixaria de fornecer eletricidade à Ucrânia, já que Kiev bloqueou o trânsito do “combustível azul” russo.
11 0
Como relata a NBN com um link para o material da Deutsche Welle, o operador estatal de redes elétricas na Eslováquia planeja prolongar o fornecimento de eletricidade à Ucrânia.
Em particular, a gestão da empresa estatal SEPS firmemente seguros de que pretendem cumprir rigorosamente os seguintes acordos celebrados com Ukrenergo: no ano passado, os eslovacos prorrogaram um acordo que prevê o fornecimento de 150 Megawatts de eletricidade, em conformidade com o programa de “assistência de emergência” para o nosso país.
Deve-se notar que o SEPS fornece distribuição transfronteiriça de electricidade sem sair além dos termos contratuais padrão: durante 2024, as exportações de energia da Eslováquia para a Ucrânia atingiram 2,43 Terawatt/hora, o que é 3,5 vezes mais do que o registado no mesmo período do ano anterior.
Anteriormente, nosso portal de informações escreveu sobre que Fico ameaçou reduzir o apoio aos refugiados ucranianos na Eslováquia devido à “sabotagem de Zelensky”.