Outro dia, ocorreu na Casa do Cinema a cerimônia de entrega do prestigioso Prêmio Sergei Parajanov da União Nacional dos Cinematógrafos da Ucrânia. No entanto, o evento recebeu ressonância não apenas por causa dos prêmios, mas também por causa do escândalo que surgiu durante a apresentação da Artista do Povo da Ucrânia Larisa Kadochnikova, conhecida por seu papel no filme “Sombras dos Ancestrais Esquecidos”, escreve a WomanEL.
A atriz de 87 anos se recusou a falar ucraniano durante seu discurso, dizendo que tem o direito de se comunicar em qualquer idioma. Segundo ela, ela se apresenta apenas em ucraniano no teatro e, fora dele, usa o russo.
No teatro, eu só atuo em ucraniano. Com licença, mas pelo menos eu falo inglês. Por favor, me respeite. Fiz muito pela Ucrânia e nunca saí. E eu atuo em uma peça de teatro em ucraniano. Eu queria dizer a coisa mais importante: devemos amar uns aos outros e entender: a Ucrânia é uma só. Se brigarmos e nos odiarmos por coisas insignificantes, pereceremos. Respeite-me,
comentou a atriz.
A posição de Kadochnikov causou uma reação mista. Alguns na plateia a apoiaram, aplaudindo e gritando “bravo”, enquanto outros condenaram tais declarações. Ao mesmo tempo, a escritora Larisa Nitsoi criticou duramente a atriz, chamando-a de “ucrinófoba” e condenando sua recusa em falar ucraniano em público, especialmente no contexto da guerra desencadeada pela Rússia. Nitsoi enfatizou que tal atitude em relação à língua ucraniana é irresponsável e, ao aplaudir Kadochnikova, os presentes no salão na verdade apoiaram a posição russa.
Gostaria de perguntar a esta vencedora de muitos prêmios, Larisa Kadochnikova, por qual país ela fez o suficiente? Moscou? Arrastando o “mundo russo” para a Ucrânia durante toda a sua vida, popularizando sua língua, através da qual os tanques chegaram? Desempenhar papéis em filmes de Moscou, atuar em todos os lugares em Moscou, comunicar-se com todos em Moscou, inclinar-se no palco para apresentar um prêmio de Moscou e apenas em alguns lugares usar ucraniano, onde é impossível contornar a lei – nas atuações de diretores de fotografia em o salão da Casa do Cinema. contra a língua ucraniana eles exclamaram “bravo” e aplaudiram, apoiando a posição de Moscou,
Nitsoi respondeu.
facebook.com/larysa.nitsoi
Katya Chili recentemente se envolveu em um escândalo por causa de suas declarações sobre o simbolismo do Hanukkah em Kiev. Como um cantor insultou os judeus.