Na sexta-feira, 17 de janeiro, o ditador russo Vladimir Putin e o presidente iraniano Masoud Pezeshkian assinaram um tratado que prevê uma parceria estratégica abrangente entre os dois países.
11 0
Conforme relatado pela “NBN” com referência a X – Segundo o relato do Ministério da Defesa do Reino Unido, tal aprofundamento da parceria entre a Federação Russa e o Irão é certamente provocado pelo surgimento de interesses mútuos nas esferas da segurança e da economia, uma vez que Esses dois estados são forçados a se aproximar depois que o país agressor invadiu a Ucrânia.
De acordo com analistas de inteligência militar britânicos, a Rússia ainda se sente dependente da ajuda militar iraniana enquanto a guerra na Ucrânia continua. No entanto, como o nível de desconfiança entre Moscou e Teerã permanece, assim como a tensão nas relações, a julgar por tudo, esses fatores impedirão uma expansão significativa dessa cooperação.
Em particular, o acordo de janeiro é um componente de uma estrutura mais ampla de cooperação entre a Federação Russa e o Irã em várias áreas, que estipula o fortalecimento obrigatório dos laços bilaterais nas áreas de defesa/segurança, economia, comércio, transporte, energia, tecnologia , e segurança da informação. e segurança do ciberespaço.
Ao mesmo tempo, o tratado russo-iraniano, ao contrário de acordos idênticos com Pyongyang e Minsk, não contém disposições relativas à defesa mútua, constituindo apenas as pré-condições legais para fortalecendo a cooperação subsequente entre o Irã e a Federação Russa, formalizando de alguma forma os esforços conjuntos existentes e potenciais, mas:
nbnews.com.ua