No verão de 2024, o presidente francês Emmanuel Macron fez uma declaração oficial: seu estado estava pronto para fornecer em breve à Ucrânia caças Mirage-2000.
11 0
Como relata a NBN com um link para o material da Avions Legendaires, o primeiro lote, composto por três caças modernizados franceses Dassault Aviation Mirage-2000/5F, chegará à Ucrânia até 20 de janeiro de o actual ano.
Como ficou conhecido, essas aeronaves (3 das 10 prometidas) foram retiradas do armazenamento nos armazéns da Força Aérea Francesa para adaptação preliminar para a realização de missões de combate pela Força Aérea de as Forças Armadas Ucranianas.
Em particular, o pessoal francês equipou os caças com postes/suspensões, permitindo o uso dos mísseis de cruzeiro Scalp-EG e Storm Shadow, expandindo significativamente as capacidades do modelo básico Dassault Aviation Mirage-2000: nossos pilotos serão capazes de realizar ataques de alta precisão contra alvos de longa distância.
 De acordo com informações disponíveis de fontes não especificadas, essas aeronaves modernas já estão estão baseados no território da Ucrânia e os pilotos realizam voos de treinamento.
Levando em consideração tudo o que foi dito acima, o Mirage-2000/5F se tornará mais um caça “ocidental” colocado em serviço na Força Aérea .
Anteriormente, nosso portal de informações escreveu sobre o conteúdo do novo pacote de assistência militar americana Ucrânia em US$ 1,25 bilhão.