Em Riad, em uma reunião das delegações da Federação Russa e dos Estados Unidos em 18 de fevereiro, ocorreu um conflito entre Sergei Lavrov e Kirill Dmitriev, que se tornou conhecido pela mídia.
11 0
Foto – rbc.ru
Edição “Agência. Novosti relatou que o ditador do Kremlin confiou as negociações com representantes dos EUA a duas equipes conflitantes de negociadores – o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o chefe do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev.
O fato de as equipes não se darem bem entre si é evidenciado por um incidente ocorrido durante a primeira rodada de negociações entre Moscou e Washington na capital da Arábia Saudita, escreve a NBN.
O chefe do Kremlin disse que a delegação russa é composta por duas pessoas – Lavrov e seu assistente Yuri Ushakov. Segundo a fonte, Dmitriev então pediu a Putin que o deixasse participar das negociações. O ditador deu permissão, mas esqueceu de avisar o chefe do Ministério das Relações Exteriores sobre as mudanças.
O diplomata ficou surpreso ao ver três cadeiras para autoridades russas na sala de negociações. Quando lhe foi explicado que o terceiro lugar era para o chefe do Fundo Russo de Investimento Direto, ele afastou a cadeira, dizendo que se Dmitriev quisesse participar, Putin deveria lhe contar.
O interlocutor dos jornalistas acrescentou que o chefe do Fundo Russo de Investimento Direto conseguiu sentar-se à mesa de negociações quando Lavrov saiu da sala durante um dos intervalos técnicos. Quando voltou, o ministro viu que Dmitriev já estava à mesa.
Recordemos que, segundo relatos da comunicação social, o responsável do Fundo Russo de Investimento Directo encontrou-se com o representante especial de Trump, Steve Witkoff, na capital dos EUA. Mais cedo, jornalistas relataram que a autoridade russa visitaria Washington.