É uma questão muito debatida há anos: é melhor focar na dieta ou nos exercícios quando você está tentando perder peso? É possível perder peso sem exercícios? Como diz a nutricionista Alexandra Sova, o exercício físico por si só não é uma ferramenta muito eficaz para perder peso. Mas o exercício ainda é importante para a saúde cardiovascular, longevidade geral e saúde cognitiva. Você consegue viver sem exercícios? No entanto, o exercício ainda é importante quando se trata de perda de peso? Treinamento de força ou cardio: qual você deve escolher?
E daí se você não se exercita? A WomanEL se oferece para entender por que alguns especialistas ainda enfatizam a importância do exercício físico em um programa abrangente de perda de peso.
No entanto, o exercício ainda é importante quando se trata de perda de peso
Algumas evidências sugerem que uma combinação de mudanças na dieta e exercícios é melhor para ajudar você a perder peso. “A maior parte da perda de peso está relacionada à dieta, mas os exercícios desempenham um papel importante”, diz o Dr. Ali. “Eles ajudam a promover a perda de peso e o metabolismo.” Mas, a menos que você mude sua dieta primeiro, provavelmente não verá resultados perceptíveis, ele observa.
Além disso, os exercícios podem ter um impacto maior na sua cintura a longo prazo. O mesmo estudo, publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, descobriu que pessoas que se exercitavam e faziam dieta perdiam a mesma quantidade de peso ao longo de seis meses e que pessoas que se concentravam em uma combinação de dieta e atividade física perdiam mais peso ao longo de um ano. Um estudo descobriu que pessoas que queimaram pelo menos 400 a 500 calorias por treino, cinco ou mais dias por semana, perderam peso sem intervenção alimentar. É por isso que você pode perceber que está perdendo peso se estiver, digamos, treinando para uma meia maratona.
Os exercícios também podem ajudar a prevenir o ganho de peso e mantê-lo quando você atingir sua meta, diz o Dr. Sowa. É por isso que ela aconselha seus pacientes a “fazer do exercício um hábito para manter a perda de peso e melhorar a saúde a longo prazo”.
A questão de saber se o treinamento de força é mais eficaz para a perda de peso é que o treinamento de força é geralmente considerado uma atitude sensata porque ajuda a construir massa muscular. Quanto mais músculos você tem, mais seu corpo trabalha em repouso para queimar calorias, explica o Dr. Ali. Também é importante se concentrar em aumentar a massa muscular à medida que você perde peso, porque o corpo tende a perder massa muscular magra junto com gordura. Isso não só pode arruinar sua força geral, mas também pode diminuir seu metabolismo. Então, você acaba não queimando tantas calorias em repouso quanto costumava, acrescenta o Dr. Ali.É claro que qualquer exercício físico queima calorias. E isso não deve ser subestimado. “Mas o exercício também pode aumentar a fome”, observa o Dr. Ali. Então, se você não cuidar da sua alimentação durante o treino, você pode acabar consumindo tantas calorias quanto queimou durante o treino, ou até mais.” No entanto, os pesquisadores também descobriram que combinar treinamento de resistência e exercícios aeróbicos também produziu “resultados significativos”. e durante a perda de peso. “Esses dados sugerem que o exercício pode ter efeitos benéficos na perda de peso e na composição corporal de adultos com sobrepeso ou obesos”, concluíram os pesquisadores.
Você deve beber refrigerante ou água sem gás para perder peso? Vamos descobrir isso juntos.