No início do inverno, se compararmos com o ano passado, o preço das batatas tinha subido em média 41%, mas agora os preços da colheita de raízes começaram a diminuir gradualmente.
11 0
Como relata a NBN com um link para o material analítico da EastFruit, uma vez que os compradores atacadistas não veem sentido em comprar batatas a um custo inflacionado, a demanda por esse tipo de produto “ afundou”, provocando uma ligeira queda nos preços.
Em particular, as batatas são agora vendidas a um custo que varia entre 18 e 28 hryvnia/quilograma (o preço de venda depende da qualidade, da variedade e do tamanho do lote), o que, em média, 12% mais acessível do que o registrado no fim de semana passado.
Fatores que provocaram a ligeira queda de preços descrita acima:
- minimizar a procura num contexto de importações estáveis destes produtos agrícolas do estrangeiro (apesar do facto de as culturas de raízes importadas serem medíocres qualidade, o seu aparecimento no mercado abrandou o ritmo de vendas dos produtos locais);
- deterioração da qualidade dos vegetais domésticos durante o armazenamento a longo prazo e, consequentemente, a necessidade de se livrar rapidamente dos produtos estragados.
Nos supermercados mais populares da Ucrânia, as batatas podem ser compradas pelos preços abaixo:
- em“Auchan”— por 28,9hryvnia/quilograma;
- em“ATB”— por 27,89hryvnia/quilograma;
- em “Silpo”— de 28,5hryvnia/quilograma.
Foto — unian.net
Foto — unian.net
Foto — unian.net
Anteriormente, escrevemos sobre o economista explicando por que o custo dos produtos continuará a aumentar na Ucrânia.