A atividade solar sempre desperta curiosidade e entusiasmo, especialmente quando se trata de tempestades magnéticas. Pessoas sensíveis a mudanças no clima espacial geralmente sentem dores de cabeça, fadiga ou até mesmo alterações de humor durante esses períodos. Mas o que está acontecendo com o Sol e devemos esperar uma tempestade poderosa em 2 de abril – nos conta WomanEL.
Contente Explosões solares e tempestades magnéticas: como funcionam Previsão para 2 de abril: o que esperar Como reduzir o impacto das tempestades magnéticas Atividade solar em 2 de abril: devemos esperar uma poderosa tempestade magnética? Fonte: pinterest.com
Explosões solares e tempestades magnéticas: como funcionam
O sol não é apenas uma bola quente e brilhante no céu. É uma estrela viva, que constantemente lança fluxos de partículas carregadas no espaço. Quando essas correntes chegam à Terra, elas interagem com o campo magnético do nosso planeta, criando perturbações geomagnéticas. As pessoas costumam chamar esses fenômenos de tempestades magnéticas.
De acordo com a escala NOAA, as tempestades magnéticas são divididas em fracas (G1), moderadas (G2), fortes (G3), muito fortes (G4) e extremas (G5). Os mais poderosos deles podem afetar a operação de satélites, comunicações de rádio e até mesmo redes elétricas. Mas para a maioria das pessoas, a grande questão permanece: como isso afetará seu bem-estar?
Previsão para 2 de abril: O que esperar
Segundo astrônomos, é esperado um aumento da atividade solar em 2 de abril, mas não está prevista uma poderosa tempestade magnética de classe G4 ou G5. Muito provavelmente, o campo geomagnético da Terra está sofrendo perturbações de nível médio (G2-G3), o que pode causar certo desconforto para pessoas sensíveis ao clima.
Perturbações geomagnéticas de curto prazo podem causar aumento de fadiga, dores de cabeça e irritabilidade, mas para a maioria das pessoas elas passarão despercebidas, dizem especialistas em clima espacial.
Como reduzir o impacto das tempestades magnéticas
Se você sentir a influência de tempestades geomagnéticas, deve prestar atenção ao seu estilo de vida. Os médicos recomendam descansar mais, evitar estresse e beber bastante água. Caminhadas ao ar livre, música suave e minimizar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir serão úteis.
É importante lembrar que as tempestades magnéticas são um fenômeno natural que nos acompanha há séculos. Nosso corpo é capaz de se adaptar às mudanças do ambiente, e o mais importante é não entrar em pânico e ouvir seu próprio bem-estar.
Anteriormente, falamos sobre como a tempestade magnética de 1º de abril pode afetar a pressão arterial, o sono e o humor.