Lembre-se de suas aulas de geografia. Talvez o seu professor lhe tenha mostrado um mapa e explicado que certas linhas são usadas para marcar fronteiras entre estados e países. Na maior parte, esses limites não são visíveis na vida real. E, no entanto, apesar de não vermos estas fronteiras, as pessoas aceitam-nas e compreendem até onde podem ir antes de entrarem noutro território. A maioria de nós nunca aprendeu como estabelecer limites, evitar relacionamentos tóxicos e criar conexões saudáveis. Mas em vão. Todos precisam saber como definir seus limites pessoais. =”rbi rbi-ângulo para baixo”>O que são limites rígidos e suaves Tipos de limites Sinais de que você não tem limites saudáveis Por que os limites são importantes Como definir seus limites pessoais: pense no que você deseja alcançar Use seus valores pessoais como guia Como definir seus limites limites pessoais: entenda os diferentes limites Avalie seus relacionamentos Como definir seus limites pessoais: seja paciente Fale alto (com respeito) Como definir seus limites pessoais: se não houver mudança, termine o relacionamento
MulherEL lhe dirá o que é, por que é importante para a saúde mental e o que exatamente você deve fazer em seu relacionamento com outras pessoas.
O que são fronteiras?
As pessoas falam sobre “estabelecer limites” o tempo todo. Mas o que isso significa? Definir limites pessoais e emocionais figurativos (ou mesmo literais) pode ajudar as pessoas a compreender até onde podem ir com apoio emocional e trabalho, pedindo ajuda ou conselho, ou mesmo com que frequência você deve entrar em contato.
“O cordão é a separação que as pessoas precisam – mental, emocional e fisicamente – para se sentirem seguras, valorizadas e respeitadas”, explica a psicóloga Carla Marie Manley.
Bordas rígidas e flexíveis
Ao definir bordas, você pode dividi-las em rígidas e flexíveis.
- Limites rígidos são o que você considera inegociável e não está disposto a comprometer. São situações com as quais você nunca concordará ou concordará.
- Quais limites são mais flexíveis? Isto é o que você está disposto a comprometer, negociar ou aceitar (dentro do razoável). Você pode pensar em muitos limites como querer ou estabelecer metas.
Tipos de Borda
Entre limites firmes e de qualquer tipo, existem diferentes tipos de limites que você pode querer estabelecer em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
>
- Limites físicos Esses limites dizem respeito à sua privacidade, corpo e espaço pessoal. Eles podem ajudar tanto no encontro com estranhos quanto em relacionamentos íntimos. ), respeite seu espaço de trabalho ou quarto, bem como outros aspectos físicos que ajudam você a se sentir seguro e confortável.
- Sexual. Suas preferências, expectativas e medos relacionados à intimidade estão relacionados aos limites sexuais. Isso pode incluir comentários sexuais e toques em você, bem como questões de consentimento e comunicação com seu parceiro durante a intimidade. Limites sexuais saudáveis aplicam-se tanto a relacionamentos de longo prazo quanto a novas conexões.
- Emocional. Ao proteger o seu bem-estar emocional, você estabelece limites emocionais. Eles envolvem compartilhar seus sentimentos pessoais e como os sentimentos de outras pessoas afetam você. Eles também podem se referir às suas crenças, ideias e valores, que às vezes são chamados de limites intelectuais.
- Material. Tudo o que diz respeito à sua propriedade e pertences é chamado de limites materiais. Esses limites ajudam a evitar que você seja explorado, especialmente se você for uma pessoa generosa. Isso também inclui limites financeiros – por exemplo, não permitir que outras pessoas peçam dinheiro emprestado a você.
- Temporário. Definir limites para o acesso de outras pessoas ao seu tempo o ajudará a reservar tempo para coisas como focar no trabalho, em você mesmo, na família ou em hobbies. Recusar convites ou solicitações é uma forma de estabelecer limites de tempo.
Sinais de que você não tem limites saudáveis
Problemas com limites surgem em diversas situações e em diferentes áreas de nossas vidas. Mas muitas vezes passam despercebidos até serem explicitamente desafiados, explica Manley. “Em geral, os problemas de limites surgem quando você permite que seus limites sejam violados ou viola os limites de outras pessoas”, acrescenta Manley. em casa:
- A sensação de que você é aproveitado cronicamente em certas situações. Por exemplo, emocionalmente, financeiramente ou fisicamente.
- Dizer “sim” para agradar os outros às custas de si mesmo.
- Você não consegue atender às suas necessidades porque tem medo do conflito e cede aos outros.
- Muitas vezes você se sente desrespeitado pelos outros, mas não consegue se defender.
- Medo de o abandono faz com que você concorde com menos do que merece.
- Comportamento que visa agradar as pessoas para agradar e obter aprovação.
- Comportamento desrespeitoso que causa dor outros.
- Flertar com pessoas em um relacionamento ou quando você está em um relacionamento, mesmo que isso machuque outras pessoas.
- Faça o que quiser para que suas necessidades sejam atendidas e presuma que os limites não se aplicam a você.
Lembre-se de que, para algumas pessoas, estabelecer limites pode ser mais difícil do que para outros. id=”%d1%87%d0%be%d0%bc%d1%83-%d0%ba%d0%be%d1%80%d0%b4%d0%be%d0%bd%d0%b8-% d0%b2%d0%b0%d0%b6%d0%bb%d0%b8%d0%b2%d1%96″ class=”rb-heading-index-4 wp-block-heading”>Por que as fronteiras são importantes
Dado que os limites nos ajudam a nos sentir mais seguros e confortáveis, faz sentido que eles sejam falados com tanta frequência na terapia. , mental, físico ou outro – que precisamos nesta situação”, explica Manley. por que estabelecer limites é tão importante.
- Segurança. Embora possa ser difícil manter limites, isso aumenta a autocompaixão e a autoestima, permitindo que as pessoas priorizem seus pensamentos e necessidades.
- Evitar a ansiedade. Quando nossos limites emocionais não são respeitados, podemos nos sentir deprimidos, ressentidos ou ansiosos. A um nível instintivo, podemos sentir-nos como animais enjaulados, à mercê de agressores ameaçadores quando os nossos limites não são respeitados.
- Relacionamentos saudáveis. Os limites criam a base para relacionamentos saudáveis consigo mesmo e com outras pessoas.
Como estabeleça seus limites pessoais: pense no que você deseja alcançar
Você pode não entender imediatamente quais áreas da sua vida precisam mais de limites, e está tudo bem. Reserve tempo e espaço para introspecção e reflexão e, em seguida, processe seus pensamentos para obter clareza.
Isso pode ser feito conversando sobre eles com um terapeuta (ou pessoa querida) ou escrevendo-os em um diário. “Verbalizar e nomear emoções permite que as pessoas entendam diferentes pontos de vista e faz com que as solicitações pareçam mais solicitações do que críticas”, explica Magavi.
Use seus valores pessoais como guia
Ao estabelecer limites, a professora de psicologia Melissa Flint diz que eles devem ser consistentes com seus valores. “Se eu valorizo muito meu tempo para a expressão religiosa, meus limites podem ser que eu nunca concordaria em trabalhar em turnos durante o serviço.”
“Se eu concordar, então a área que eu valorizo muito é deixada de lado. E me sinto ainda mais desfavorecido”, explica Flint. , podemos controlar esses cenários.
Durante as férias, muitos casais discutem. siga estas dicas para evitar tensão.
Como estabeleça seus limites pessoais: entenda que relacionamentos diferentes exigem limites diferentes
De acordo com Manley, os limites muitas vezes diferem muito dependendo da situação e das pessoas envolvidas. Por exemplo, você pode ter limites muito flexíveis com seu parceiro sexual. “A intimidade prospera quando ambos os parceiros entendem e respeitam as necessidades um do outro quanto aos limites. E essa atitude respeitosa incentiva a flexibilidade contínua dos limites”, explica Manley.
No entanto, num ambiente de trabalho, empregadores e empregados devem manter limites mais rígidos. “Certos comportamentos, como compartilhamento de informações pessoais, contato sexual e flerte – especialmente entre a administração e os funcionários – são geralmente inadequados e muitas vezes ilegais”, diz Manley.
E quando se trata de membros da família, a natureza dos limites saudáveis depende da dinâmica familiar geral. “Se os membros da família são propensos a um comportamento dominador, podem ser necessários limites bastante fortes para o bem-estar psicológico”, diz Manley. “Se os membros da família forem respeitosos e atenciosos, os limites podem ser muito mais flexíveis por natureza.”
Taxa seus relacionamentos
Sabendo que diferentes tipos de relacionamento exigem seus próprios limites, é hora de examinar mais de perto esses relacionamentos. “Para descobrir onde você precisa estabelecer limites, você precisa avaliar seus relacionamentos e o que você valoriza na sua vida”, diz Flint. “Se você não está recebendo o suficiente das coisas que valoriza – tempo para a família, segurança financeira, etc. – como você estabelecerá limites para apoiar o processo de equilíbrio da vida? Os limites são frequentemente definidos por tentativa e erro. Não há problema em ajustá-los ao longo do tempo para que se tornem a expressão correta de seus limites”, explica Flint.
Como estabeleça seus limites pessoais: seja paciente
Para algumas pessoas, até mesmo a ideia de estabelecer limites pode causar ansiedade. “À medida que você pratica o estabelecimento de limites, você pode, é claro, sentir ansiedade e preocupação até que se torne natural”, explica Manley. “Mesmo que seja difícil no início, pratique expressar sua verdade com dignidade, coragem e respeito.”
Fale (com respeito)
Depois de compreender quais áreas da sua vida podem se beneficiar dos limites, tome medidas para implementá-los. Isso pode incluir coisas como pedir clareza ou expressar desconforto com o comportamento de alguém, diz o Dr. Magavi. Mas não se surpreenda se seus problemas com a pessoa não desaparecerem após apenas uma ligação.
“Pode ser necessário repetir a informação”, explica o Dr. Magavi. “Criar uma base e permitir a comunicação livre no início ou em qualquer fase de um relacionamento reforça os padrões e permite que limites saudáveis permaneçam altos e fortes.
Se uma pessoa não respeita os limites, é apropriado afirmar que isso está causando desconforto e abandonar o relacionamento.” Os limites são a proteção da sua paz. Eles não têm a intenção de mudar ninguém.
Como definir seus limites pessoais: se não houver mudança, termine o relacionamento
Quando você estabelece limites saudáveis, é natural que as pessoas que estão acostumadas com você agradando a todos fiquem irritadas ou chateado . Manley diz que alguns podem até continuar a desconsiderar seus limites.
“À medida que você avança, descobrirá que algumas pessoas apoiarão seus novos limites saudáveis”, observa Manley. Outros podem não querer aceitar ou respeitar o “novo você”. Às vezes, a atitude mais sábia é distanciar-se daqueles que não respeitam seus limites.” O que é microtraição e como saber se seu parceiro é culpado disso? Conheça seus principais sinais.