Nada se compara ao caos das festas de fim de ano, quando todos nós estamos nos preparando, decorando a casa, fazendo planos e, claro, trabalhando. Embora a era do trabalho remoto signifique que você terá a oportunidade de aproveitar as últimas horas antes do Natal sem sair de casa, toda a agitação que antecede o momento em que você fecha seu laptop pode dificultar o desligamento e o relaxamento. . Você está se perguntando como alternar entre o trabalho e o descanso? angle-down”>Como mudar do trabalho para o relaxamento: inspire e expire Arrume seu espaço de trabalho Como mudar do trabalho para o relaxamento: explore suas emoções Reserve um tempo para cuidar de si mesmo Como mudar do trabalho para Relaxar: Faça Este Exercício
WomanEL quer te ajudar com isso com um bem-estar que vai te deixar de bom humor.
Como passar do trabalho para o descanso: respire fundo
Uma das melhores maneiras de restaurar o sistema nervoso é aproveitar o poder da respiração. A respiração e o sistema nervoso estão intimamente ligados – a respiração rápida pode estimular o sistema nervoso, colocando-nos em modo de luta ou fuga, enquanto um sistema nervoso calmo pode levar a uma respiração mais lenta. Embora o estresse no trabalho possa fazer com que nosso sistema nervoso entre em um estado indesejado de luta ou fuga, desacelerar a respiração pode ter o efeito oposto.
Uma técnica simples que você pode tentar é a respiração fisiológica. “Esta técnica poderosa estimula o nervo vago, o que nos ajuda a relaxar”, explica a Dra. Safiya Debar. “Respire fundo e, ao expirar, expire alto, liberando a tensão e imaginando a depressão saindo do seu corpo. Faça isso quantas vezes puder.”
Coloque seu espaço de trabalho em ordem
Embora a primeira coisa que você queira fazer depois de fechar seu laptop possa não estar relacionada ao trabalho administrativo, você se agradecerá por isso mais tarde – apenas cinco minutos podem fazer uma diferença real.
“Uma maneira eficaz de se desligar é criar um limite físico”, explica Silvia Cordoba, treinadora de bem-estar da Vitality. “Comece organizando seu espaço de trabalho, desempacotando as coisas e guardando-as, depois limpe todas as notificações de trabalho dos dispositivos pessoais, saia do e-mail (e configure para resposta automática) e desligue seus telefones comerciais.”
Ela continua: “É uma boa prática adquirir o hábito de desligar dessa forma nos finais de semana durante a semana, e não apenas quando se trata de feriados importantes.”
Como passar do trabalho para o lazer: explore suas emoções
Se você acha difícil se desconectar do trabalho mesmo depois de terminá-lo, vale a pena sentar-se com seus sentimentos e tentar entender o que está acontecendo. “Pense se esses pensamentos e sentimentos estão relacionados à ansiedade ou a sentimentos de culpa, vergonha ou raiva”, aconselha. Embora você não precise “lidar” com esses pensamentos imediatamente (afinal, é Natal), a autoconsciência e talvez escrever como você está se sentindo o ajudarão a resolver quaisquer problemas que encontrar quando retornar ao trabalho.
“Depois de identificar o que o incomoda, você verá que seus sentimentos são válidos e compreensíveis”, acrescenta o Dr. Caseiras. “Agora você pode ver seus pensamentos e sentimentos de uma perspectiva diferente. Pense em como suas experiências podem beneficiá-lo. O que seus sentimentos dizem sobre você?
Reserve um tempo para cuidar de si mesmo. – tempo tenso. é provável que, após o incômodo no trabalho, você mergulhe no incômodo de cozinhar, limpar, etc. Mas reserve uma hora para relaxar entre sair de casa e entrar no modo Natal. >“Reservar um tempo para fazer um pequeno ato de autocuidado, como alongar-se, caminhar ou tomar um banho quente, sinaliza ao cérebro que é hora de desacelerar, relaxar e abraçar o espírito natalino”, explica ela. “Uma rotina calmante, mesmo que dure apenas 10 a 15 minutos, ajuda a aliviar o estresse e acalmar o sistema nervoso.”
O movimento pode ser especialmente eficaz. Afinal, ajuda a desviar a atenção do passado (estresse devido ao trabalho e prazos) para o presente (tempo de descanso no Natal).
Como mudar do trabalho para a diversão: faça este exercício
Por último, mas não menos importante, menos significativo. Se você não estiver se sentindo nada festivo, reserve um momento para levantar seu ânimo com este exercício simples recomendado pela psicóloga Madeleine Jago.
“Este exercício de visualização guiada ajuda você a revisitar mentalmente as emoções positivas do passado para aumentar sua autoconfiança, motivação e humor geral”, diz ela. “Experimentar emoções positivas pode lembrá-lo de seus pontos fortes, capacidades, bem-estar positivo e criar resiliência para desafios futuros.”
Como melhorar seu humor com visualização guiada:
- Encontre um lugar tranquilo onde você possa sentar ou deitar confortavelmente.
- Feche os olhos e respire fundo algumas vezes para se concentrar.
- Lembre-se de uma época em que você alcançou algo significativo, sentiu orgulho de si mesmo, sentiu entusiasmo, conexão, amor, felicidade ou qualquer outra coisa positiva e importante. emoção para você.
- Use sua imaginação e todos os seus sentidos para reproduzir este evento em detalhes. Concentre-se em visualizar claramente o ambiente (cores, sons, texturas, cheiros e sabores), lembrando passo a passo os passos que você deu, imaginando as pessoas envolvidas no evento, suas expressões faciais ou gestos que os apoiaram e as emoções que você experimentou .
- Durante o processo de visualização, permita que emoções positivas preencham seu corpo. Encontre essas emoções em suas sensações físicas e observe como elas são sentidas em seu corpo.
- Finalmente, respire fundo algumas vezes e abra lentamente os olhos.
Se Se, pelo contrário, você deseja aumentar sua produtividade durante as férias, então preparamos truques eficazes para você.