O fluxo constante de notícias pode ser desgastante, indutor de ansiedade e ter impacto na sua saúde mental. Portanto, é muito importante dar um tempo das informações, especialmente durante eventos de crise, escreve WomanEL. A psicóloga Natalia Kholodnenko, em entrevista à publicação online “GORDON”, contou como preservar a psique durante a guerra.
Contente Por que é importante fazer pausas para obter informações Por que você não deve ficar nervoso Como implementar uma desintoxicação de informações em sua vida Como manter a sanidade durante a guerra: conselhos de Natalia Kholodnenko. Foto: facebook.com
Por que é importante fazer pausas para informar
Segundo Natalia, muitas pessoas que estão constantemente imersas no espaço da informação se sentem exaustas. A psique não tem tempo para processar o enorme fluxo de reações emocionais que surgem em resposta às notícias. Isso pode levar a sentimentos de impotência, agressão ou até mesmo esgotamento emocional.
Vejo pelos meus clientes que quando as pessoas se distanciam das notícias por um tempo, elas se sentem melhor. Apenas faça uma pausa. Quando algo acontece, como se houvesse negociações: eu mesmo encolhi, havia muitas emoções, primeiro havia uma opinião, depois outra, eu queria culpar todo mundo, então tudo estava errado, – observou Kholodnenko.
Por que você não deve ficar nervoso antes
Além da desintoxicação de informações, a psicóloga recomenda não desperdiçar recursos emocionais com coisas que ainda não aconteceram. Ela segue a regra de só ficar nervosa depois que um evento já aconteceu, em vez de prever os piores cenários com antecedência.
Digamos que eu tenha medo de algo que está por vir. E então eu desperdiço minhas células nervosas, e se isso acontece, fico nervoso novamente. E isso significa que cumpri pena duas vezes pela mesma coisa. Foi por isso que decidi por mim mesma que só ficaria nervosa depois que isso já tivesse acontecido”, explicou ela.
Como incorporar uma desintoxicação de informações em sua vida
Para manter o equilíbrio psicológico, é preciso controlar conscientemente o consumo de conteúdo jornalístico. Por exemplo, você pode definir intervalos de tempo claros para assistir ao noticiário ou organizar dias inteiros sem fluxo de informações. Isso ajudará a reduzir a ansiedade e a focar no que você realmente pode controlar.
Notícias são importantes, mas ainda mais importante é manter o equilíbrio interior. As pausas informativas não são sobre indiferença, mas sobre cuidar de si mesmo.
Anteriormente, Anna Sagaidachnaya falou sobre seu relacionamento difícil com sua mãe.