Chega um momento na vida de toda mulher em que perder peso se torna mais difícil do que antes. De acordo com a Dra. Virginia Weaver, a maioria das mulheres experimenta ganho de peso leve a moderado à medida que envelhecem, independentemente de terem filhos. Então, o que você deve fazer? Como uma mulher pode perder peso, por exemplo, depois dos 50 anos? Requer consistência, comprometimento, motivação e paciência. Mas é possível.
Conteúdo < /i>Por que pode ser mais difícil perder peso com a idadeComo perder peso sendo uma mulher com mais de 50 anosQuando você deve consultar um especialista
WomanEL quer ajudá-lo e lista algumas dicas aprovadas por especialistas para ajudar nessa difícil tarefa.
Por que pode ser mais difícil perder peso com a idade
Existem muitas razões pelas quais você está tendo dificuldade em perder peso aos 50 anos. Mas a maioria se deve à resistência à insulina, causada por disfunções metabólicas que interferem no modo como os alimentos são processados, diz a nutricionista Kimberly Homer.
A resistência à insulina ocorre quando o corpo para de responder ao hormônio insulina, que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso pode levar ao ganho de peso porque, depois de comer, “os níveis de açúcar no sangue aumentam e a pessoa fica com mais fome”, diz Homer. Esta condição está associada ao ganho de peso, que pode ocorrer com a (peri)menopausa, hipotireoidismo e doença de Hashimoto.
Os seguintes fatores desempenham um papel importante no controle de peso após os 50 anos.
- Perimenopausa e menopausa. Um dos principais fatores está relacionado às alterações hormonais e à diminuição dos níveis de estrogênio, principalmente durante a perimenopausa e a menopausa. Devido à diminuição dos níveis hormonais durante as alterações reprodutivas, o corpo desencadeia uma resposta ao estresse, que pode aumentar a resistência à insulina e levar ao ganho de peso. A menopausa também é conhecida por desacelerar o metabolismo, o que afeta ainda mais a capacidade de perder peso.
- Hipotireoidismo. Esta é uma condição na qual o corpo não produz hormônios tireoidianos suficientes, o que pode levar à falta de energia e causar ganho de peso.
- Perda de massa muscular. Aos 50 anos, você também pode perder massa muscular, o que alterará a composição corporal e retardará o metabolismo. Por que? A perda de massa muscular reduz a taxa metabólica de repouso, o que significa que você queima menos calorias ao longo do dia, o que, por sua vez, causa ganho de peso.
- Estresse e sono. Durante períodos de estresse, os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) aumentam, o que faz com que o corpo armazene gordura em vez de queimá-la, levando ao ganho de peso, especialmente na região abdominal.
- Remédio. Alguns medicamentos – principalmente antidepressivos – podem causar ganho de peso. Mas isso não se aplica a todos e é um processo muito individual.
Como perder peso para uma mulher depois dos 50 anos
Se você precisar entrar em contato com um especialista
Se você tentou todas as opções acima por três meses e não conseguiu perder peso, consulte seu médico ou nutricionista. Homer também recomenda consultar um endocrinologista para verificar sua tireoide e fazer outros exames para ver se você tem algum problema subjacente.
O ganho de peso aos 50 anos é normal e é comum quando você está passando por momentos difíceis. perder peso. Portanto, não se esqueça de cuidar da sua saúde se você acha que está levando um estilo de vida saudável, mas tudo o que você tentou ainda não está ajudando.
Não sabe qual treino cardiovascular fazer escolher? Muitas pessoas gostam de correr e andar de bicicleta. Isso é o que é melhor.