O retinol é um daqueles ingredientes para cuidados com a pele que é adorado por quase todos os especialistas em cuidados com a pele. Não é apenas um dos ingredientes antienvelhecimento mais eficazes que você pode aplicar na pele. Ele também tem uma longa história de testes científicos e pesquisas provando que é um verdadeiro herói. Mas qual é o problema? Os efeitos colaterais podem fazer com que o retinol seja um problema, especialmente para peles sensíveis. Felizmente, sabemos como usar corretamente o retinol para peles sensíveis. “rbi rbi-angle-down”>O que é retinol?Efeitos colaterais comuns do retinolComo usar retinol para pele sensívelComo usar retinol para pele sensível: as melhores opções
WomanEL lhe dirá como minimizar esses efeitos colaterais e manter sua pele com aparência jovem.
Retinol é um tipo de retinoide que pode ser comprado sem receita médica. Geralmente vem na forma de creme ou soro e é conhecido por suas propriedades antienvelhecimento.
“Retinóis e retinoides são ingredientes em produtos para a pele que estimulam a produção de colágeno para manter a pele firme e jovem, e para limitar a formação de linhas finas e rugas”, explica o dermatologista Brendan Camp.
Este ingrediente também é amplamente utilizado para tratar problemas como acne, hiperpigmentação, textura de pele áspera ou irregular.
Efeitos colaterais comuns do retinol
Junto com todos esses incríveis benefícios antienvelhecimento e de limpeza da pele, o retinol vem com uma série de efeitos colaterais. Isso inclui descamação, vermelhidão, ressecamento, queimaduras e fotossensibilidade. Qualquer pessoa pode sentir esses efeitos colaterais, especialmente no estágio inicial, quando sua pele está se acostumando ao ingrediente.
“Pessoas com pele sensível podem ter um risco maior de irritação da pele ao usar retinoides. Mas isso não deve impedi-los de usar esses produtos”, diz o Dr. Camp. “Os retinóis são frequentemente bem tolerados quando usados com segurança.”
Como usar corretamente o retinol para pele sensível peleMesmo se você tiver pele sensível, você ainda pode usar retinol. O segredo é usar produtos com retinol formulados para peles sensíveis e usá-los de uma forma que minimize a irritação e os efeitos colaterais.
- Facilite o uso. Comece a usar retinol ou retinóide uma vez na terceira noite durante um mês, depois uma vez em noites alternadas durante um mês e, a seguir, uma vez por noite, se tolerado. Se você nunca mudar para o modo noturno, tudo bem também. Siga o que combina com sua pele.
- Use uma concentração baixa. Você não deve mudar imediatamente para uma alta concentração de retinol (ou retinóide prescrito). Em vez disso, opte por uma opção mais suave. Começar com um produto com baixa concentração de retinol ajudará sua pele a desenvolver tolerância a ele antes de usar retinóis de concentração mais alta.
- Misture com hidratante. Ao começar a usar retinol para pele sensível, o Dr. Kemp recomenda misturar uma quantidade do tamanho de uma ervilha com uma quantidade igual de hidratante antes de aplicar na pele. Isso diluirá o retinol e pode ajudar você a tolerá-lo melhor. Você também pode tentar o método do sanduíche, onde você aplica hidratante, depois retinol e, por último, hidratante por cima.
- Evite aplicar retinol após um banho quente se você tem pele sensível. O calor e o vapor podem aumentar a sensibilidade da pele, tornando-a mais propensa a irritação, vermelhidão e ressecamento.
- Sempre use FPS. Use protetor solar diariamente, independentemente de usar retinol ou não. Esta é a melhor proteção para sua pele contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. de usá-lo assim que notarem um único efeito colateral. a pele pode se acostumar com o produto.
Como usar corretamente o retinol para pele sensível: as melhores opções
- Retinol encapsulado. O retinol encapsulado reveste o retinol em uma bolha suave e libera lentamente os ingredientes ativos ao longo do tempo. “Ele protege melhor a barreira da pele e é mais suave para a pele”, diz a dermatologista Rachel Westby.
- Palmitato de retinol. Outra opção é tentar palmitato de retinol em vez de retinol puro. “O palmitato de retinol é um tipo de vitamina A de venda livre que é uma opção ainda mais suave do que o retinol”, diz o Dr. Westby. Observe os aminoácidos, vitamina C, vitamina B5 e proteína de arroz hidrolisada, que melhoram ainda mais as propriedades antienvelhecimento da pele.
- Bakuchiol. Se o retinol não ajudar sua pele sensível, não importa o que você tente, o Dr. Kemp sugere usar uma alternativa ao retinol, como o bakuchiol. “O bakuchiol é um produto vegetal que demonstrou ter benefícios semelhantes ao retinol, sem os mesmos efeitos colaterais”, diz ele. “O bakuchiol é geralmente bem tolerado desde o início e não requer uma fase de adaptação.” Você quer que sua pele fique hidratada no inverno? Aqui compartilhamos dicas sobre como conseguir isso.