Em 2025, as meninas sabem o quanto é importante ter sobrancelhas bem cuidadas. No entanto, há tantos procedimentos estéticos que pode ser confuso. Por exemplo, qual é a diferença entre microblading e microshading? Esses serviços semipermanentes são muito procurados nos salões. Mas nem todo mundo sabe o que é.
Contente Diferença entre Microblading e Microshading: O que é Microblading? Como funciona o microblading? Para quem o microblading é mais indicado? Diferença entre Microblading e Microshading: O que é Microshading? ding em casa?
WomanEL contará a você todas as principais informações sobre microshading e microblading, além de compartilhar conselhos de profissionais sobre como entender qual é o melhor para você.
Diferença entre Microblading e Microshading: O que é Microblading?
Microblading é quando finas camadas de pigmento, semelhantes a pelos, são aplicadas na pele usando uma lâmina, imitando pelos individuais. De acordo com o especialista em sobrancelhas Joey Gealy, o procedimento também é chamado de “sobrancelhas fofas” porque cria uma aparência fofa. Como esse é um serviço muito comum, você provavelmente encontrará muitos profissionais realizando esse procedimento.
Como funciona o microblading?
Se você nunca fez microblading antes, aqui está o que você pode esperar da sua primeira sessão:
- Preparação. De acordo com a especialista em sobrancelhas Pilar DeMann, o artista começará aplicando álcool isopropílico na área, seguido de um agente anestésico que ficará agindo por 25 minutos.
- Após a remoção do agente anestésico, o técnico usará um lápis de cera e uma fita métrica plana para criar o contorno do formato de sobrancelha desejado. Gili observa que é uma boa ideia levar fotos para ajudar o estilista a entender o visual que você deseja alcançar.
- Microblading. O artista usa um pequeno barbeador elétrico ou manual, que ele mergulha no pigmento e depois “morde” a pele. O excesso de tinta é removido, deixando pequenas manchas de pigmento. Pode ser considerado semelhante ao processo de fazer uma tatuagem comum.
- Terapia vermelha. Nem todos os profissionais oferecem essa etapa extra, mas DeMann é um grande fã do uso de luz vermelha por 20 minutos como etapa final para acelerar o processo de cura. “É isso que eu uso como tratamento independente para a pele”, ela diz.
- Selagem. Como toque final, DeMann gosta de aplicar um selante de feridas de grau médico chamado Stratamed nas sobrancelhas antes de mandar os clientes para casa. Isso acelerará o processo de cura.
No dia seguinte ao procedimento, você pode notar que suas sobrancelhas estão mais escuras do que o esperado. Felizmente, isso é temporário e em cerca de três semanas você verá o tom desejado. Durante a cicatrização, Gili recomenda manter as sobrancelhas secas por 48 horas, depois esfoliá-las suavemente e usar uma pomada leve. Você também deve limitar sua exposição ao sol e evitar coçá-los.
Para quem o microblading é mais indicado?
Quando se trata de qualquer serviço, seu tipo de pele desempenha um papel importante na aderência do pigmento à pele. “O microblading não é uma boa opção para quem tem pele oleosa porque o pigmento desbota muito rápido”, diz Gili (é mais indicado para quem tem pele seca). Esta também é a melhor opção se você quiser mudar o formato das suas sobrancelhas e fazê-las parecerem penas.”
Além disso, o tom e a textura da pele são igualmente importantes. “Tons de pele mais claros tendem a ficar um pouco melhores com microblading”, diz Gili. “Para tons de pele mais escuros, o pigmento pode ser saturado um pouco com microsombreamento.” DeMann acrescenta que clientes com pele mais grossa têm mais colágeno, o que facilita a retenção do pigmento. “À medida que você envelhece, sua pele fica mais macia e não retém tão bem a pigmentação, tornando-se menos previsível”, diz ela.
Diferença entre Microblading e Microshading: O que é Microshading?
Com o tempo, nosso rosto muda, assim como nossas sobrancelhas, então não existe uma sobrancelha perfeita para todos. Fonte: freepik.com
O microshading, também conhecido como sobrancelhas em pó ou ombré, usa mais uma técnica de pontilhado para criar um visual mais intenso. “Você ainda está usando uma lâmina e um pigmento que fica sob a pele”, diz Gili. “Quanto mais próximos os pontos estiverem um do outro, mais escura e densa a área parece. Quanto mais distantes estiverem um do outro, mais clara ela será.” Isso é um pouco diferente dos traços de cabelo usados na microblading.
Como é feito o microshading?
Assim como no microblading, você se preparará para o procedimento de microshading da mesma maneira e terá um plano de cuidados posteriores semelhante. É claro que há algumas pequenas diferenças nos serviços. Veja como funciona:
- Preparação. Após tratar a área com álcool medicinal, um anestésico é aplicado e deixado por 25 minutos.
- Aplicando uma imagem. Depois que o efeito do agente anestésico passar, o técnico usará um lápis de cera para delinear o formato das suas sobrancelhas.
- Microsombreamento. O artista usa uma ferramenta manual ou elétrica com uma lâmina fina para pressionar o pigmento na pele. “Está sob a pele, mas certamente não é superficial”, diz Gili. “É mais superficial do que uma tatuagem normal no corpo, então, depois de aplicada, ficará um pouco mais próxima da superfície.” DeMann acrescenta que gosta de deixar o pigmento agir na pele por alguns minutos antes de removê-lo. Em seguida, ela adiciona mais pigmento à pele conforme necessário, verificando se há mudanças na aparência a cada passagem.
- Selagem. O artista aplicará um selante de uso médico na ferida para acelerar o processo de cicatrização e evitar o ressecamento.
A diferença entre microblading e microshading: para quem o microshading é mais indicado?
Ao contrário do microblading, o microshading é mais indicado para pessoas com pele mista e oleosa, pois o processo ajuda o pigmento a durar mais. É perfeito para quem quer um visual mais sutil, mas com aparência de maquiagem.
“Se você quer sobrancelhas ombré mais claras na frente e mais pigmentadas nas pontas, o microshading é uma opção melhor”, diz Gili. Ao contrário do microblading, DeMann diz que esse método é mais adequado para pessoas com pele madura.
É possível fazer microblading ou microshading em casa?
Lâminas afiadas e mãos destreinadas não são a melhor combinação. Portanto, tanto Gili quanto DeMan concordam que nenhum desses serviços deve ser feito em casa. “Os profissionais usam equipamentos reais, e você quer que eles estejam em um ambiente higiênico”, diz Gili. “O pior cenário é que você corre o risco de infecção, porque é muito parecido com uma tatuagem.” Se você quiser fazer as sobrancelhas em casa, ele sugere usar tinta para sobrancelhas ou outras tinturas projetadas para pelos faciais.
Mas antes de sair correndo para marcar sua primeira consulta, há algumas coisas que você precisa ter em mente. Primeiro, você deve parar de usar retinol por duas semanas antes do procedimento, diz Gili. Você também deve evitar banhos de sol, camas de bronzeamento, autobronzeamento, álcool, cafeína e ibuprofeno.
Não importa qual serviço você escolher, fazer sua pesquisa primeiro garantirá que você alcance os resultados desejados.
A pele sob os olhos é muito fina e vulnerável. Sabemos como cuidar dele adequadamente e quais cosméticos usar.