Você já percebeu quantas vezes o “maldito” russo é ouvido na comunicação cotidiana? Esta palavra é usada para expressar emoções: decepção, surpresa ou leve indignação. Mas você já pensou sobre sua origem e por que está tão arraigado em nossa língua?

A palavra vem do idioma russo e é um substituto de censura para uma palavra mais rude que denota problema ou aborrecimento, diz WomanEL. Este é um tipo de eufemismo que se tornou uma opção socialmente aceitável para expressar emoções. Do ponto de vista linguístico, a palavra “panqueca” está associada a um prato (panqueca), mas numa exclamação há muito perdeu o seu conteúdo literal. Droga, por que estamos dizendo isso? Fonte: freepik.com

Na língua ucraniana esta expressão não tem análogo direto. No entanto, podemos popularizar as nossas próprias exclamações emocionais, que não soam menos interessantes e naturais:

  • “Lele!” – um excelente grito de surpresa ou leve indignação.
  • “Ah, só!” – adequado para expressar tristeza ou excitação.
  • “Ugh!” – uma alternativa conveniente à irritação.
  • “Que incômodo!” – ideal quando algo deu errado.
  • “Meu ai!” – uma versão emocional e um tanto humorística.
  • “Maldito destino!” – uma opção dramática quando as coisas estão realmente ruins.
  • “Tal!” – uma reação breve e expressiva à surpresa

O uso dessas expressões ajuda não apenas a evitar russismos, mas também a adicionar sabor à língua ucraniana. Ao abandonar o “maldito”, enriquecemos a nossa fala e popularizamos expressões únicas da nossa língua nativa. Deve ser lembrado que a fala não é apenas um meio de comunicação, mas também parte da nossa identidade.

Aprenda também sobre a história da origem da palavra “kapets” e seus equivalentes ucranianos para uso diário.
Źródło informacji

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *