Desde 1º de janeiro, a Comissão Nacional de Regulação Estatal de Energia e Serviços Públicos aumentou em 4 vezes a tarifa de distribuição de “combustível azul”, mas tal decisão só trará prejuízos ao GTS Operador em 2025.
11 0
Como relata a NBN com referência ao material do RBC-Ucrânia, de acordo com o candidato de ciências econômicas Alexander Khmelevsky, este ano o transporte de gás sistema (GTS) da Ucrânia se tornará não lucrativo, uma vez que o volume de “bombeamento” de gás diminuiu significativamente recentemente (de 41,7 bilhões de metros cúbicos em 2021 para 15,4 bilhões de metros cúbicos em 2024).
Um economista especialista acredita – a operadora nacional de GTS recebeu uma parcela significativa de seus lucros do trânsito de “combustível azul”: estamos falando de 800 milhões de dólares, o que representou nada menos que 85 por cento de toda a receita da empresa nos últimos dois anos.
p>
Com base nas palavras de Khmelevsky, a paralisação do bombeamento de gás russo no contexto do aumento das tarifas provocará um déficit de fundos para o operador do GTS, o que terá um impacto negativo sobre a indústria e o setor econômico da Ucrânia como um todo:
Para as empresas ucranianas, que fornecem gás através do GTS, as despesas aumentarão significativamente, e isso significa que elas aumentarão as tarifas para os consumidores.
Anteriormente, nosso portal de informações escreveu que um especialista previu um aumento notável no preço do combustível para motores na Ucrânia a partir de 10 de janeiro.