A partir de domingo, 2 de fevereiro, o regulador bancário (NBU) reduziu a taxa de câmbio da moeda americana, fixando o valor do dólar em 41,82 hryvnia/unidade.
11 0
Conforme relatado pela NBN com referência ao material postado pelo canal Telegram Kyiv-24, na opinião do doutor em economia social, economista Zinoviy Svereda, a taxa de câmbio da moeda americana na Ucrânia dificilmente diminuirá, e certamente não diminuirá. retornar ao intervalo de 20 a 30 hryvnia.
Com base nas palavras de Svereda, durante os períodos de ação militar, a taxa de câmbio das moedas estrangeiras é formada de acordo com um princípio diferente, que não corresponde aos tempos de paz: o banco regulador é forçado a usar uma estratégia que visa não tanto o fortalecimento da economia nacional moeda como desvalorizar moedas inimigas. dinheiro. Em particular, o NBU está mais interessado em não manter a hryvnia “à tona”, mas sim em “garantir que o rublo russo caia e nunca suba”.
Além disso, o especialista observou que as taxas de câmbio das moedas de estados mesmo depois da guerra, em geral, eles são ajustados de acordo com as leis econômicas tradicionais e, felizmente, “há inflação na Ucrânia, mas, felizmente, não há desvalorização [depreciação da hryvnia].”
Além disso, o economista acredita que, após o fim da guerra, o governo precisa garantir a liberdade econômica criando um ambiente favorável aos investimentos para a restauração da Ucrânia, o que, a julgar por tudo, aumentará ligeiramente o valor da moeda nacional.
Anteriormente escrevemos que os analistas mostraram a taxa de câmbio real do dólar para a hryvnia com base no “índice Big Mac”.