A Ucrânia continua a reformar instituições sociais importantes e o próximo passo será a eliminação das comissões de peritos médicos e sociais (MSEC). A partir de 1º de janeiro de 2025, o sistema de determinação da deficiência mudará – será substituído por uma abordagem moderna focada na conveniência e na transparência. Esta decisão foi aprovada pelo Presidente Vladimir Zelensky, pondo em prática as recomendações do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, escreve WomanEL. ConteúdoComo funcionará o novo sistema O que mudará para as pessoas com deficiência Documentos atuais Reavaliação Quem está isento de reavaliação Nova abordagem à avaliação
O MSEC será totalmente abolido e as suas funções serão transferidas para equipas de especialistas nos hospitais. A determinação do estado de deficiência ocorrerá com a ajuda de novas regras e tecnologias modernas: um médico.
O que mudará para as pessoas com deficiência
Documentos válidos
Todos os certificados de incapacidade emitidos anteriormente permanecem válidos. Isto significa que as pessoas que já receberam o estatuto adequado manterão os seus benefícios, benefícios sociais e outros serviços.
Reavaliação
Pessoas que receberam status de incapacidade permanente não precisam passar por reavaliação. Caso a incapacidade tenha sido concedida temporariamente, os períodos de avaliação dependerão da idade e do grupo de deficiência. anos – para homens de 25 a 60 anos com o segundo ou terceiro grupo de deficiência.
Algumas categorias de pessoas não são obrigadas a se submeter à avaliação, em particular:
- pessoas com deficiência vitalícia;
- pessoas com doenças graves (oncologia, perda total de visão, amputação de membros, etc.);
- aqueles que estão em combate zona ou territórios ocupados.
- militares e policiais durante o serviço.
Uma nova abordagem para avaliação
Uma equipe especializada de médicos realizará avaliações diretamente nas instituições médicas. O médico assistente criará um caso eletrônico e encaminhamento, o que simplificará bastante o processo. Esta abordagem garante a transparência, reduz os riscos de corrupção e melhora a acessibilidade do procedimento.
O novo sistema de avaliação de deficiência, que começará a funcionar em 2025, visa melhorar a qualidade dos serviços médicos e sociais. Tornar-se-á mais transparente, acessível e adaptado às necessidades modernas da sociedade. Siga os prazos atuais e fique atento às atualizações para manter seus direitos e benefícios.
Já falamos sobre um cachorrinho sem pata: foi lançado na Ucrânia um brinquedo que ajudará a conversar com as crianças sobre deficiência e inclusão.
Źródło informacji