Em 28 de novembro de 2023, Lvov deu um passo importante para homenagear a linguista ucraniana Irina Farion, relata WomanEL. Durante a próxima reunião da Câmara Municipal de Lviv, os deputados decidiram renomear a Rua Tekhnicheskaya para Rua Irina Farion.
A Rua Irina Farion está localizada no bairro galego, onde liga a Rua Bandera a importantes instituições de ensino como o Politécnico de Lviv e a Universidade Nacional Ivan Franko Lviv. A rua vai da Rua Mateiko até o cruzamento com as ruas Ustiyanovicha e Bibliotechnaya.
Além disso, anteriormente em Lviv, uma lápide memorial foi aberta na fachada da casa onde ela morava – na Rua Masaryk, 3. Outra mesa foi instalada na fachada do Liceu de Lviv nº 75, onde Farion estudou.
Irina Farion tornou-se conhecida não apenas como linguista, mas também como uma figura pública ativa que deu uma contribuição significativa ao idioma. Os seus trabalhos tornaram-se importantes para o desenvolvimento da investigação científica nesta área, bem como para a educação na Ucrânia. Mas, claro, não foi sem escândalos.
Lembre-se que em 19 de julho de 2024, Irina Farion foi morta a tiros em Lviv. O suspeito era um garoto de 18 anos de Dnieper.