No outro dia, o regulador bancário (NBU) aumentou a porcentagem da taxa básica (de 13,5 para 14,5), e tais medidas visam desacelerar a taxa de inflação.
11 0
Conforme relatado pela “NBN” com um link para o material “RBC-Ucrânia”, de acordo com Taras Kozak, presidente do grupo de investimentos “UNIVER”, o uso de tal instrumento pelo NBU demonstrou anteriormente alguma eficácia durante o aumento da inflação no ano passado.
Com base nas palavras de Kozak, ao longo do ano passado, os preços ao consumidor (de bens/serviços) aumentaram 12%, então aumentar a taxa básica é um tanto justificado.
No entanto, o investidor acredita que as principais razões para a inflação colossal na Ucrânia não são apenas fatores monetários regulados pela NBN, mas também um aumento acentuado no preço dos alimentos/vegetais (no contexto de uma colheita ruim em 2024), aumento salários (causados pela competição por pessoal de trabalho), bem como problemas com a estabilidade do fornecimento de energia, complicando os processos de produção.
Além disso, o vice-diretor do Instituto Nacional de Estudos Estratégicos Yaroslav Zhalilo acrescentou —o aumento da taxa básica pelo NBU não terá um impacto positivo muito perceptível na inflação, pois os preços continuarão a subir devido ao aumento permanente das despesas para a eliminação das consequências dos ataques à Federação Russa.
Estamos falando da restauração de instalações sector empresarial e infra-estruturas civis e o fornecimento de electricidade (muitas empresas têm de recorrer a geradores/fontes de energia alternativas), o que provoca a atribuição de mais fundos para a produção e manutenção de capacidades e, de uma forma ou de outra, provoca um aumento da o custo de produção, acelerando assim a inflação.
Anteriormente escrevemos sobre o NBU respondendo em quais meses de 2025 uma desaceleração na taxa de inflação é esperada.