O Gabinete de Ministros da Ucrânia redistribuiu 3,8 bilhões de hryvnias para financiar o programa de reembolso e assistência única “Winter e Support”, que é popularmente chamado de “mil de Zelensky”, escreve WomanEL. Os deputados populares Yaroslav Zheleznyak e Nina Yuzhanina relataram isso em seus canais do Telegram.
De acordo com Yuzhanina, fundos foram retirados de vários programas importantes:
- 99,8 milhões de UAH – do programa de compensação parcial do custo de máquinas e equipamentos agrícolas nacionais;
- 1,76 bilhão de UAH – do programa de apoio a projetos de investimento com investimentos significativos (“investidos”);
- 2 bilhões de UAH – do programa de compensação de despesas com desminagem humanitária de terras agrícolas.
Em vez disso, estes fundos destinam-se a um programa de apoio à procura interna de bens e serviços nacionais, que prevê o pagamento de “Apoio de Inverno”.
Bem, enquanto os impostos estão sendo aumentados para empresas e cidadãos, Kabin decidiu retirar dinheiro do programa de apoio às empresas e desminagem e enviar UAH 3,8 bilhões adicionais este ano para reembolso e “1000 de Zelensky”. Eu nem sei o que acrescentar. Embora eu saiba, faltam 2 mil votos contra isso na petição. Embora seja interessante ver como o Gabinete do Presidente da Ucrânia responderá a isso,
escreveu Yaroslav Zheleznyak.
O deputado do povo também publicou um link para uma petição ao presidente exigindo uma revisão do programa “Suporte”. O autor da petição pede uma reconsideração da atribuição de 1.000 hryvnia aos cidadãos. Atualmente, 22.846 das 25.000 assinaturas exigidas foram coletadas.
Recentemente, soube-se quando os ucranianos receberão pagamentos no âmbito do “Reembolso Nacional”.