No verão de 2022, a Ucrânia recebeu o status de candidata à adesão à UE, o que foi um passo importante em direção à integração europeia do nosso país, mas não acelerou o processo.
11 0
Foto – unian.net
Conforme relatado pela NBN com referência ao material da RBC-Ucrânia, o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Lituânia, Kęstutis Budrys, fez uma declaração de que o governo ucraniano deve considerar 2030 como a data final (última) para ingressar na União Europeia.
Com base nas palavras de Budrys, Kiev precisa definir os prazos descritos acima para si mesma e começar a contagem regressiva de “prazos” para tomar todo o espectro de decisões extremamente importantes. Além disso, as autoridades lituanas ajudarão a Ucrânia na implementação de reformas, pois pretendem investir em Kiev o melhor conhecimento e experiência adquiridos durante seu próprio processo de adesão à UE.
O alto funcionário lituano enfatizou que continua a acreditar na capacidade da Ucrânia de concluir efetivamente o processo de integração europeia até 2030, pois os ucranianos estão comprometidos com esse processo e, portanto, motivados.
Anteriormente, nosso portal de informações escreveu sobre por que o novo governo alemão pressionará a UE.