Ekaterina Sadurskaya, uma mergulhadora livre da Ucrânia, conquistou novamente os picos do mundo. Nas competições internacionais da Dominica, ela estabeleceu um novo recorde mundial absoluto na disciplina de mergulho sem nadadeiras, mergulhando a 82 metros de profundidade. Essa conquista superou o recorde anterior de 80 metros, estabelecido há apenas um mês no Campeonato Mundial. Sadurska foi forçada a abortar a sua primeira tentativa a uma profundidade de 30 metros. Porém, no segundo dia ela mergulhou novamente, e desta vez a natureza “estava do seu lado”.
A atleta anunciou sua conquista no dia 26 de novembro em sua página do Instagram, onde enfatizou que o caminho para o sucesso era difícil, apesar da facilidade externa de seu mergulho.
Foi difícil para mim me preparar devido à chuva e vento para respirar direito. Este é um ponto chave no mergulho livre. A 30 metros de profundidade, resolvi não arriscar e voltei à superfície. Eu fiz isso de novo. Este já é o sexto recorde mundial deste ano. Ainda é difícil acreditar. Dedico esta vitória à Ucrânia, aos nossos defensores e a todos os que apoiam o nosso país neste momento difícil, disse Ekaterina.
Para Sadurskaya, este já é o sexto recorde mundial em 2024. Nascida em Nikolaev, ela treina em Kharkov e continua representando a Ucrânia em competições mundiais.
Recentemente, a socorrista ucraniana tornou-se campeã mundial entre os bombeiros.