O chefe do Ministério de Assuntos Internos, Igor Klimenko, respondeu se a polícia precisa de oportunidades legais para a evacuação forçada de crianças da zona de combate.
11 0
O Ministro, em entrevista ao RBC-Ucrânia, disse que é necessário fazer alterações na legislação ucraniana que permitirão que os agentes da lei evacuem à força os jovens cidadãos do nosso país do zona de combate.
Segundo ele, são necessárias mudanças legislativas para proteger a vida das crianças que estão sob ameaça em regiões perigosas, relata a NBN.
Ele observou que a evacuação de pequenos ucranianos não pode ser objecto de discussão, lembrando que não só os seus pais, mas também o Estado são responsáveis por eles. O chefe do Ministério da Administração Interna sublinhou que se as crianças permanecerem na zona de combate, o governo também assume a responsabilidade de as colocar em perigo.
Recordamos que o Conselho de Ministros aprovou o mecanismo de evacuação forçada de jovens cidadãos no início do ano passado. As autoridades tomaram esta medida porque os pequenos ucranianos não podem garantir a sua própria segurança. A recusa dos pais em tirar os seus filhos da zona de combate é considerada uma ameaça às suas vidas.
Conforme relatado, o Provedor de Justiça Dmitry Lubinets mencionou o número de crianças que a Ucrânia devolveu da Federação Russa.