Na véspera, em 23 de janeiro, o presidente Volodymyr Zelensky fez uma declaração: antes de se sentar à mesa de negociações com Moscou, Kiev precisa receber “garantias de segurança” de Washington.
11 0
Conforme relatado pela “NBN ” com referência a fontes Bloomberg, a equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, está apenas considerando a questão de fornecer garantias de segurança à Ucrânia, mas algo se sabe sobre as questões que estão sendo levantadas nas discussões.
Com base nas palavras de uma autoridade não especificada que falou com a sede de Trump, a Casa Branca está pronta para concentrar os esforços dos EUA em garantir a segurança da Ucrânia, uma vez que tais medidas são inevitáveis. No entanto, em troca do cumprimento dessas obrigações, Trump pode exigir que os países europeus assumam a maior parte do fardo ao concluir “qualquer potencial acordo”.
Ao mesmo tempo, o informante da Bloomberg acrescentou que em Bruxelas se apercebem que Washington espera que eles transfiram contingentes de tropas-chave da UE para a Ucrânia, uma vez que Trump considera a guerra russo-ucraniana como um “assunto exclusivamente europeu”.
Além disso, a equipa de Trump deixou claro que os EUA não pretende assumir obrigações para a restauração direta da Ucrânia e se oferecerá para executar essas tarefas a contratantes privados.
Anteriormente, nosso portal de informações escreveu sobre Trump sendo informado sobre como o presidente dos EUA pretende acabar a guerra na Ucrânia.