De acordo com o Ministério das Finanças, a Ucrânia deveria receber dos parceiros pelo menos fundos adicionais no valor de 12 a 15 mil milhões de dólares para cobrir necessidades críticas em 2025.
11 0
Conforme relatado pela NBN com um link para a conta X oficial do primeiro Vice-Primeira-Ministra/Chefe do Ministério da Economia Yulia Sviridenko, para que a União Europeia forneça à Ucrânia 12,5 mil milhões de euros apoio, Kiev deveria “extinguir” 56 indicadores no âmbito da iniciativa do Mecanismo para a Ucrânia.
Com base nas palavras de Sviridenko, 2024 é o primeiro ano de implementação do Mecanismo para a Ucrânia e, se resultados positivos forem alcançados, a Ucrânia está garantida a disponibilização de 16,2 mil milhões de euros de apoio financeiro. No entanto, o governo do nosso país conseguiu completar apenas 23 etapas necessárias para receber esses fundos:
- 9 — antes do previsto;
< li>14 – tendo adotado 16 documentos estrategicamente importantes e 15 projetos de lei.
Assim, Kiev ainda tem muito trabalho pela frente, já que a execução do volume chave dos indicadores subsequentes, 56, cai precisamente em 2025:
…Após concluí-los, a Ucrânia receberá outros 12,5 bilhões euros para o orçamento de estado do próximo ano.
Escrevemos anteriormente sobre o facto de Fico ter criticado aliados na UE pela assistência militar à Ucrânia.