O líder eslovaco Peter Pellegrini disse que a Ucrânia será forçada a fazer concessões territoriais à Federação Russa, caso contrário, Kiev não será capaz de alcançar a paz.
11 0
No domingo, 15 de dezembro, durante uma transmissão televisiva, o chefe da Eslováquia disse que Kiev e Moscou precisam sentar-se imediatamente à mesa de negociações. Segundo ele, quando se trata de paz na Ucrânia, “precisamos manter o realismo”, relata a NBN com referência a Denník N e STVR.
O Presidente disse que recebe informações diárias sobre a situação no frente na Ucrânia, esclarecendo que as tropas russas estão a avançar. O político afirma que, dados os sucessos dos invasores, “entre as pessoas sensatas” na Europa ninguém acredita que Kiev será capaz de alcançar a paz sem perdas territoriais parciais.
O chefe de Estado apelou à Ucrânia e A Rússia deve sentar-se à mesa de negociações o mais rapidamente possível para pôr fim às hostilidades.
Lembre-se que há vários meses o líder eslovaco queixou-se do fornecimento de sistemas de defesa aérea da OTAN à Ucrânia. Pellegrini argumentou que, devido ao fornecimento de tal assistência militar a Kiev, os sistemas de defesa aérea alegadamente não seriam suficientes para os membros da Aliança do Atlântico Norte, em particular o seu país.