O autoproclamado presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, ordenou mais uma vez uma verificação da prontidão de combate de suas forças armadas, incluindo aquelas estacionadas perto da fronteira com a Ucrânia.
11 0
Foto – censor.net
Conforme relatado pela NBN, citando uma explicação dada pelo representante do Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia (GBSU), Andriy Demchenko, no ar do teleton no canal do YouTube TSN, a situação nas fronteiras com a Bielorrússia não sofreu mudanças significativas recentemente e não representa uma ameaça séria ao nosso país.
Com base nas palavras de Demchenko, a direção bielorrussa ainda é ameaçadora, mas do outro lado da fronteira, não há atualmente nenhuma concentração de qualquer grupo de ataque que represente um perigo para a Ucrânia, em particular, uma potencial invasão.
O porta-voz do Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia acrescentou que “alguns exercícios” são realizados periodicamente no território da vizinha Bielorrússia, que afetam indiretamente a direção ucraniana, “mas não nas imediações”. Ou seja, na verdade, a Bielorrússia está apenas brincando com o Kremlin, tentando mostrar como está agravando a situação.
Ao mesmo tempo, a inteligência doméstica monitora constantemente as mudanças na situação, e os defensores estão fortalecendo intensamente a fronteira perto da Bielorrússia.
Anteriormente escrevemos que o ISW relatou como a situação nas áreas de fronteira das regiões de Belgorod, Kursk e Sumy mudou.