Em 2024, a Sociedade Americana do Câncer divulgou um relatório que descobriu que as taxas de câncer estavam aumentando entre pessoas mais jovens. O relatório descobriu que os jovens foram a única faixa etária em que os casos de câncer aumentaram entre 1995 e 2020. É compreensível que isso tenha deixado muitas pessoas se perguntando: “Quando devo fazer minha primeira mamografia?” Deve ser feito antes da idade recomendada de 40 anos?

Contente Quando você deve fazer sua primeira mamografia? Quais são os fatores de risco e quem corre risco de câncer de mama?

A verdade é que depende das circunstâncias. As recomendações para o rastreamento do câncer de mama mudaram ao longo dos anos, então você pode ficar confusa. WomanEL convida você a descobrir a opinião dos especialistas.

Quando você deve fazer sua primeira mamografia?

“A Sociedade do Câncer recomenda que as mulheres comecem a fazer mamografias aos 40 anos e conversem sobre isso com seus médicos”, diz o Dr. Arif Kamal. O próprio Dr. Kamal recomenda fazer uma mamografia aos 40 anos e anualmente a partir de então.

A USPSTF Preventive Services Task Force tem recomendações ligeiramente diferentes, atualizadas mais recentemente em abril de 2024. Eles recomendam fazer uma mamografia a cada dois anos, começando aos 40 anos e continuando até os 74 anos. Em qualquer caso, começar aos 40 anos é uma recomendação geral.

“Reduzir a idade para o rastreio inicial para 40 anos é muito importante. Afinal, todos os anos, cerca de 60.000 casos de câncer de mama são diagnosticados em mulheres com menos de 50 anos”, disse a Dra. Stacey Smith-Foley.

E quanto ao aumento do câncer entre os mais jovens? O Dr. Kamal ouve essa pergunta com frequência, mas acredita que não há necessidade de começar a fazer o rastreamento antes dos 40 anos, a menos que você tenha certos fatores de risco (falaremos mais sobre isso depois). “Ainda não vemos nenhuma evidência de que a mamografia aos 30 anos trará muitos benefícios à população.”

Mas há ressalvas, diz Kamal: “É importante entender que as diretrizes são feitas para refletir uma grande população de pessoas. Mas elas não são necessariamente usadas para tomar decisões individuais, especialmente se as pessoas têm outros fatores de risco que são importantes.”

Quais são os fatores de risco e quem corre risco de câncer de mama?

O que aumenta o risco de câncer de mama, Fonte: freepik.com

“As recomendações são para pessoas com risco médio”, diz o Dr. Kamal. O risco médio de desenvolver câncer de mama ao longo da vida para mulheres é de cerca de 12 a 13 por cento, ou uma em cada oito mulheres.

“Mas se uma mulher tem um risco maior que a média, há muitos fatores a serem considerados, incluindo a idade para começar a fazer mamografias e o tipo de teste para detectar câncer, incluindo ultrassom e ressonância magnética”, ele continua.

Então o que influencia seu risco? Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

  • Histórico familiar. A mulher tem histórico familiar de câncer de mama, especialmente algum parente de primeiro grau com câncer de mama (como mãe, irmã mais velha, pai ou irmão mais velho)? Você deve começar a fazer mamografias pelo menos 10 anos antes da idade em que um membro da família foi diagnosticado.
  • Exposição à radiação. Digamos que você fez muitas tomografias computadorizadas porque teve algum tipo de problema cardíaco ou pulmonar quando criança. Informe seu médico, pois ele pode querer começar a fazer mamografias mais cedo.
  • Idade no início da menstruação. Um período mais precoce também pode significar um risco aumentado. Acredita-se que isso se deva, em parte, aos níveis mais altos de exposição ao estrogênio ao longo da vida.
  • Gravidez. Ter filhos pode proteger contra o risco de desenvolver câncer de mama. Mulheres que nunca engravidaram, deram à luz ou amamentaram também apresentam um risco geral ligeiramente maior.
  • Síndromes oncológicas. O Dr. Kamal usa essa palavra para descrever um histórico familiar de outros tipos de câncer, que ele considera fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama.
  • Raça/etnia. Mulheres brancas tendem a ter maior incidência de câncer de mama, mas mulheres negras têm mais probabilidade de morrer de câncer de mama do que qualquer outra raça ou grupo étnico e sofrem de formas mais agressivas de câncer.

Conclusão

Embora não haja cura para o câncer de mama, as mamografias continuam sendo o melhor meio de detecção precoce e prevenção. Mas a idade não é o único fator que determina se você deve fazer uma mamografia. Os fatores de risco desempenham o papel mais importante. E nunca é cedo demais para começar a falar sobre isso.

Para mulheres com maior risco, especialmente devido ao histórico familiar ou outros fatores, seu médico pode considerar fazer mamografias não apenas mais cedo, mas também com mais frequência. Por exemplo, duas vezes por ano em vez de uma vez por ano.

Quer verificar seus seios você mesma? Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso em casa.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *