Quando pensamos em vampiros, imagens de presas, sangue pingando e capas pretas com golas viradas para baixo vêm à mente. E para os fãs de TV e cinema, Buffy, Crepúsculo, Drácula e American Horror Story vêm à mente. Mas o que normalmente não pensamos são nos nossos amigos. Quem é um vampiro social e como saber se você é amigo de um?
Contente Como ser um vampiro social: sinais Como o vampirismo social nos afeta? Como lidar com vampiros sociais?
Vampiros sociais não são criaturas inanimadas míticas, eles andam e provavelmente falam (muito) entre nós. É provável que você tenha uma dessas criaturas sugadoras de energia à espreita em seu escritório, família ou grupo de amigos. Pior ainda, você pode ser um deles. WomanEL convida você a aprender mais sobre elas.
Quem é um vampiro social: sinais
Andrew May, um estrategista de eficácia humana e coach de liderança, diz que, em termos simples, um vampiro social é “uma pessoa que suga a energia de outras pessoas”. São pessoas que falam sobre si mesmas sem parar e ficam acordadas por duas horas. E se a atenção estiver focada em outra pessoa, eles a devolvem ao primeiro lugar.
Mas mesmo antes de um vampiro social começar seu ataque, em muitos casos você pode notá-lo ou sentir seu efeito energético simplesmente ouvindo seus instintos.
“Muitas vezes é intuição.” Algumas pessoas são queridas por você e fazem você se sentir bem. Mas os vampiros sociais sugam a energia da sala assim que entram nela.
Além do instinto e da tendência ao narcisismo mencionados anteriormente, existem outros sinais pelos quais se pode reconhecer um vampiro social:
- Todas as suas opiniões são focadas no negativo ou nos problemas.
- Eles são passivo-agressivos.
- Eles podem atacar outras pessoas, tanto aberta quanto secretamente (inclusive reclamando dos outros pelas costas).
- Eles são rápidos em julgar você e aqueles ao seu redor.
- Eles não têm equilíbrio entre ouvir e falar, eles apenas falam.
- Eles são muito desconfiados.
- Eles nunca ficam felizes, mesmo quando conseguem o que querem.
Mas talvez o sinal mais seguro de um vampiro social, como os dentes afiados da versão mítica, é que depois de estar em sua companhia você se sente completamente esgotado e quebrado.
Como o vampirismo social nos afeta?
O vampirismo social pode impactar negativamente nossos relacionamentos e bem-estar. Fonte: freepik.com
Um vampiro social fará com que você se sinta completamente esgotado (física, emocional e socialmente), como se precisasse de alguns dias para se recuperar e recuperar a energia que foi sugada do seu corpo. Isso, por sua vez, pode diminuir sua autoconfiança e fazer você se sentir solitário e deprimido.
“Vampiros sociais podem causar estresse e ansiedade”, diz Andrew. “E também pode causar respostas fisiológicas, como músculos tensos ou aumento da frequência cardíaca, o que pode ter um impacto significativo na sua saúde e bem-estar.”
No entanto, diferentemente do Drácula, nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho que são vampiros sociais provavelmente não têm a mínima consciência do que estão fazendo e, pelo menos para eles, têm as melhores intenções. Mas isso não os torna normais.
“Embora os vampiros de energia geralmente tenham boas intenções, eles têm uma necessidade indireta de menosprezar os outros e apontar suas deficiências, o que alimenta suas dúvidas sobre si mesmos e infla seus pneus materialistas.”
Como lidar com vampiros sociais?
Precisamos entender conscientemente o impacto que os vampiros sociais têm em nossas vidas. Quando fazemos isso, podemos reservar um tempo para lembrar do bem que eles trouxeram para nossas vidas no passado, bem como nos recuperar de tais encontros.
Resolver esse problema com sucesso nos permitirá manter relacionamentos de tal forma que eles não tenham um impacto negativo constante sobre nós. No entanto, se o vampiro social em sua vida está afetando seu bem-estar ou seus relacionamentos, então é hora de dar um tempo. Talvez para sempre.
“Por mais difícil e desafiador que pareça, você pode se livrar de um vampiro social. “Não deixe que outras pessoas drenem seu tempo e energia limitados”, diz Andrew.
Mas se você ainda não estiver pronto para fazer isso, aqui estão algumas outras medidas que você pode tomar:
- Torne-se um autoanalista. Depois de identificar que há um vampiro social em sua vida, você precisa identificar como ele ou ela faz você se sentir.
- Acalme-se e respire. Não importa o que o vampiro social diga, tente manter a calma e não permita que ele sabote sua fisiologia ou seus pensamentos com suas emoções negativas.
- Reveja seus relacionamentos. É hora de tomar uma posição e assumir o controle. Mantenha-se neutra e deixe claro que você não quer mais deixar que ele a menospreze ou faça você se sentir um lixo o tempo todo.
- Mantenha-se positivo. Por fim, Andrew aconselha tentar compensar as opiniões negativas do vampiro com sua própria energia positiva. Cerque-se de pessoas positivas, anime-se, faça as coisas que você ama.
Você sabia por que é tão difícil que três pessoas sejam amigas? Convidamos você a aprender sobre os detalhes dessa amizade e os problemas que você pode encontrar.