Agora, um novo bloco de defesa está sendo formado em torno da Ucrânia, chamado de “coalizão dos dispostos”, de países determinados a confrontar a Federação Russa, e parece que o tempo da conhecida OTAN está se esgotando.
11 0
Foto – nv.ua
Conforme relatado pela NBN com referência ao material da New Voice, o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, fez uma declaração: a delegação da Aliança do Atlântico Norte não está participando do processo de negociação que visa acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Com base nas palavras de Rutte, na realidade apenas representantes dos EUA e da Ucrânia entram em discussões com os russos.
Além disso, o Secretário-Geral da OTAN enfatizou que está feliz que a administração dos EUA tenha conseguido tirar esta questão do “ponto morto”, como evidenciado por uma coisa: “as negociações estão atualmente em andamento”, embora muito lentamente. Este atraso não é explicado pela posição de Kiev, mas pelas exigências periodicamente actualizadas de Moscovo, uma vez que “a bola está agora claramente no campo da Rússia”.
Rutte acrescentou que os estados-membros da OTAN não traçaram suas próprias “linhas vermelhas” porque não fazem parte do processo de negociação, mas pretendem garantir que a Ucrânia continue sendo um “estado soberano orgulhoso” que avança após concluir uma paz justa e duradoura.
Anteriormente escrevemos que Shmyhal disse que grande parte do território da Ucrânia havia sido limpo de minas russas.