O analista político e jornalista Vitaly Portnikov disse que Donald Trump, em seu discurso inaugural, fez uma tentativa de guerra e legitimação das decisões de Putin sobre a Ucrânia.
11 0
Portnikov comentou o discurso de Donald Trump em sua inauguração em 20 de janeiro. Segundo ele, as declarações do 47º presidente dos EUA sobre a “devolução” do Canal do Panamá aos Estados Unidos são uma tentativa de guerra na América Latina e de tomada do território de um estado soberano, relata a publicação NBN.
>
O jornalista afirma que a implementação dos planos do líder americano legitima, na verdade, todas as decisões futuras do ditador do Kremlin sobre a Ucrânia e outras ex-repúblicas soviéticas, bem como as decisões da China sobre Taiwan.
O O analista político acrescentou que o chefe da Casa Branca, em seu discurso de posse, criou todas as condições para as invasões imperialistas de estados autoritários.
Deve-se notar que após o discurso de Trump, no qual ele afirmou que a China supostamente explora e administra o Canal do Panamá, o presidente panamenho José Raúl Mulino rejeitou a declaração correspondente. O político pediu diálogo sobre o assunto para esclarecer os pontos mencionados sem comprometer a soberania de seu país.
Anteriormente, Portnikov falou sobre as expectativas do 47º presidente americano e do ditador do Kremlin em relação ao próximo encontro.