Em 20 de novembro de 2024, ocorreu um evento histórico para a indústria de jogos ucraniana – o lançamento do tão esperado jogo “S.T.A.L.K.E.R. 2: Coração de Chernobyl.” Este jogo do estúdio ucraniano GSC Game World liderou instantaneamente as paradas de vendas no Steam, tornando-se o jogo mais popular do mundo, escreve WomanEL. “h3”>ConteúdoReação dos russosDiscussões sobre a mídia russa“Sabotagem” de jogos Avanço ucraniano
Os desenvolvedores ucranianos criaram uma atmosfera que conquistou os corações de milhões de jogadores. O jogo usa a autêntica língua ucraniana, música folclórica e realidades cotidianas, dando ao jogo um sabor único. Mas um ponto-chave causou mais discussão: a falta de dublagem russa.
Reação russa
A base de fãs russos do jogo sempre foi significativa. No entanto, depois que a GSC Game World abandonou o mercado russo devido à invasão russa em grande escala na Ucrânia, tornou-se difícil comprar o jogo. Os russos são forçados a usar VPN, mudar de região no Steam e superar outros obstáculos para jogar seu S.T.A.L.K.E.R.
#Twitch #bratishkinoff #stalker #stalker #89
O principal desafio para os jogadores russos é a falta de localização russa. A língua ucraniana do jogo tornou-se um verdadeiro desafio para eles. Circulam nas redes sociais vídeos de russos tentando compreender textos ucranianos, cometendo erros de tradução ou comentando palavras “incompreensíveis” com reações emocionais características. A apresentadora de TV ucraniana Natalya Kholodenko mostrou clipes engraçados desses “sofrimentos” de jogos que rapidamente se tornaram memes. No vídeo, os russos reagem de forma emocional e acentuada a expressões ou tarefas incompreensíveis.
Ver esta mensagem no Instagram. :hidden;padding:8px 0 7px;text-align:center”>Mensagem compartilhada por Natalia Kholodenko (@kholodenkon)
Discussões na mídia russa
Apesar da indignação dos jogadores, a mídia russa permanece em grande parte silenciosa sobre o jogo. As principais plataformas de jogos, como o iXBT, lançaram várias análises fortemente negativas, acusando os desenvolvedores de “politizar” o projeto. O canal Goha.ru pediu diretamente a não compra do jogo, ressaltando que ele patrocina as ações militares da Ucrânia. Observe que a falta de localização ainda não impediu muitos russos de jogar. Muitos fizeram isso através da pirataria.
@gradetskyi
< imagem src=”/wp-content/uploads/2024/11/8e962c587d6cb4dc0f5e94b483ecfbb9.jpg” />Como o jogo ucraniano “S.T.A.L.K.E.R. 2″ está conquistando o mundo e irritando a mídia russa. Fonte: Captura de tela
Ao mesmo tempo, os blogueiros que ainda decidem avaliar o jogo estão tentando justificar sua popularidade acusando os desenvolvedores de “russofobia” ou até mesmo de apoio ao “terrorismo”. Por exemplo, o streamer Ilya Madison brincou sobre a língua ucraniana e se comportou de maneira provocativa no jogo. Por isso ele foi banido do Twitch.