A Casa Branca declarou recentemente que se Kiev concluir um acordo de cessar-fogo com Moscou nos próximos meses, a Ucrânia precisará realizar eleições presidenciais e parlamentares até o final de 2025.
11 0
Conforme relatado pela “NBN” com um link no material da “Radio Liberty”, do presidente Volodymyr Zelensky foi ouvida uma explicação – as eleições na Ucrânia ocorrerão somente após o fim da fase “quente” das hostilidades e o cancelamento do regime de lei marcial.
Com base nas palavras de Zelensky, o cenário oposto é impossível, já que os defensores não poderão votar nas trincheiras, assim como a população dos territórios ocupados.
Além disso, 8 milhões de ucranianos que deixaram a fronteira da invasão russa também não poderão participar do processo de expressão de sua vontade. Em particular, somente quando “a guerra terminar — a fase ativa terminar”, as autoridades levantarão a lei marcial e “as eleições definitivamente ocorrerão”. Kiev adere aos valores democráticos, e as eleições são seu componente fundamental.
Além de tudo isso, Zelensky acrescentou que, sem fornecer garantias de segurança à Ucrânia, a lei marcial permanecerá em vigor:
Sem garantias de segurança, isso [realizar eleições] é impossível. Ele virá. Portanto, essas questões exigem respostas.
Anteriormente, escrevemos sobre Kellogg afirmando que Zelensky está pronto para “suavizar a posição” em territórios ucranianos.