A Groenlândia está a procurar urgentemente estreitar os laços com os emergentes Estados Unidos da América, ainda que por sua vez próprios termos. Zokrema, trata-se da esfera da indústria de defesa e mineração.
Isso foi afirmado pelo primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, relata a RBC-Ucrânia com referência à Reuters.
Em suas palavras, o governo está procurando maneiras de cooperar com os Estados Unidos e está pronto para iniciar um diálogo com o novo governo Trump. Mas Egede enfatizou que as decisões sobre quais ações tomar em seguida serão tomadas pelo governo da Groenlândia. Além disso, numa conferência de imprensa em Nuuk na segunda-feira, foi-lhe perguntado sobre a expansão da presença militar dos EUA na ilha, ao que Egede respondeu na mesma moeda.
“A independência da Groenlândia é um direito da Groenlândia, e é importante para o uso de suas terras, e a própria Groenlândia decidirá o que devemos fazer”, disse o chefe do governo groenlandês.
A Reuters escreve que na segunda-feira Egede apelou às capitais dos líderes partidários da Groenlândia para discutir uma abordagem coletiva aos interesses dos EUA.
“Esta é a primeira vez que a Groenlândia foi ouvida com tanto respeito. Precisamos salvar “acalmem-se, resolvam a situação e unam-se”, acrescentou o primeiro-ministro.
A agência observou que na semana passada o presidente dos EUA, Donald Trump, não rejeitou o possível uso de meios militares ou econômicos para retomar o controle da Groenlândia. No entanto, na semana passada, o vice-presidente eleito J.D. Vance, falando na Fox News, rejeitou a possibilidade de usar a força militar, embora também tenha enfatizado a importância estratégica da ilha e seus ricos recursos.
“Quando ouvi falar disso pela primeira vez, foi alarmante. Mas ontem o vice-presidente disse que eles não estão interessados em usar armas. Nosso interesse é em cooperação”, disse Yegede.
Lembramos que a Reuters relatou que o Partido Republicano de Trump aliados apresentaram um projeto de lei sobre “Eu comprarei a Groenlândia” sob o título “Tornar a Groenlândia Grande Novamente”.
Se a Câmara dos Representantes dos EUA apoiar, então a lei permitirá que Trump inicie negociações relevantes já em 20 de janeiro – o dia ele toma posse como presidente dos EUA.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.